Obras de Vitor Senger à mostra na Galeria Arte Quadros, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Artes visuais25/10/2019 | 07h00Atualizada em 25/10/2019 | 08h21

Obras de Vitor Senger à mostra na Galeria Arte Quadros, em Caxias

Exposição PETS fica em cartaz entre os dias 25 de outubro e 23 de novembro, com visitação gratuita

Obras de Vitor Senger à mostra na Galeria Arte Quadros, em Caxias reprodução/Divulgação
Foto: reprodução / Divulgação

Dentro e fora das telas de pintura, esta sexta-feira, dia 25, está marcada como a data em que os pets serão os protagonistas na Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul. É que a partir das 15h, ocorre a abertura da mostra PETS, do artista plástico e arquiteto Vitor Senger, em um espaço ambientado pela arquiteta Alessandra Mosna. É a mesma parceria da ArqArt que ocorreu na Fabbrica, em setembro

Além dos cães e gatos retratados nas telas, será permitido aos donos de animais de estimação levá-los para visitar a galeria. Mas tem um detalhe, que cada um fique responsável pelos seus pets a transitar pelo espaço, avisa a coordenação da Galeria Arte Quadros. Quem levar seus animaizinhos poderá concorrer a uma obra do artista, no tamanho de 40x40.

Estarão à mostra 17 pinturas de cães e gatos, em tamanhos variados, e duas litogravuras. Vitor Senger, que tem três cães, diz adorar animais, e vem daí seu interesse por retratá-los.

– Em 2011 fiz a primeira tela de gato e pra minha surpresa, uma cliente a adquiriu no mesmo dia que levei pra galeria. De lá pra cá, fiz outras telas de pets, principalmente cães e gatos, além das encomendas de clientes que gostariam de eternizar seus bichinhos com uma obra – revela Vitor Senger, 45 anos.

Em PETS, o artista vai exibir telas de diversos tamanhos, mas sua preferência é por obras em larga escala.

– Sempre trabalhei em telas grandes, por dois motivos. Primeiramente, porque trabalho com espátulas e em telas pequenas torna-se muito difícil trabalhar os detalhes. E, segundo, porque o impacto visual, em uma tela grande com uma imagem maior do que o convencional torna-se mais interessante. No entanto, para essa mostra, tenho trabalhos de diversos tamanhos, ainda usando espátulas, mas com detalhes feitos com pincel principalmente nos olhos, afinal é através do olhar que os animais se expressam. Ainda assim com camadas espessas de tinta que é característica do meu trabalho – explica.

Além de artista plástico, Senger é arquiteto, mas, diferentemente de alguns profissionais que inserem a arte como adereço ou apenas como mais um elemento decorativo, ele defende o protagonismo das obras, independentemente do conceito do design de interiores.

– Embora eu tenha formação em arquitetura, acho que a arte não tem que combinar com a “cor do sofá” ou a decoração em si. Provavelmente uma pessoa que tenha uma decoração em um estilo clássico vai se interessar por obras do mesmo estilo, mesmo assim, uma obra de arte contemporânea pode ficar muito interessante em um ambiente desses. Então reforço que uma obra de arte fala por si só e não precisa, nem tem que combinar com a decoração.

Há quem bata o olho nas telas de Senger, sobretudo nessa série sobre pets, e veja apenas uma tela em que são retratados animais de estimação. Mas o artista diz que tem sido surpreendido por olhares mais generosos que enxergam um pouco mais além.

– Os feedbacks que tenho recebido são os mais variados. A maioria é seduzido pelo olhar, que é a forma dos bichos se expressarem. Alguns identificam diretamente ao seu pet: “é a cara do meu!”. Mas o que me deixa mais feliz é quando dizem que consegui captar não só a expressão, mas também a alma do animal retratado – observa Vitor Senger.

A Galeria Arte Quadros convida para exposição de obras do artista plástico Vitor Senger, em espaço ambientado pela arquiteta Alessandra Mosna.A exposição, intitulada PETS, traz obras diversas do artista retratando animais de estimação, em vários tamanhos e formatos.Na vernissage, que ocorre no dia 25 de outubro, das 15hs às 20hs, os visitantes podem trazer seus pets, onde serão fotografados, ou trazer foto de seu animalzinho em alta resolução, e então concorrerão a uma obra do artista, no tamanho de 40x40, sem falar dos nossos ilustres convidados, os Pets, que receberão um tratamento especial.O espaço será um descontraído ambiente de estar, com a cara de quem ama Pets, com muito conforto, praticidade e verde.A exposição ocorrerá no Espaço 1007, junto a Galeria Arte Quadros de 26 de outubro a 23 de novembro, de segunda as sextas, das 9hs ao 12hs e das 13:30hs as 19hs, e sábado das 9hs às 15hs.
Foto: reprodução / Divulgação

Agende-se
O quê:
PETS, de Vitor Senger.
Quando: sexta-feira dia 25 de outubro, das 15h às 20h. A mostra segue até o dia 23 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 15h.
Onde: Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Júnior, 975 - Sala 1007 - Via Decorata - Caxias).
Ambientação: Alessandra Mosna.
Informações e agendamento: 3028.7896.

Leia também:
Logotipo da Aldeia Sesc 2019 traz inspiração de mãe para filha
André Constantin: João e o jacaré
Freud dá conselhos a adolescente no filme "A Tabacaria", que estreia em Caxias nesta quinta
Gramado dá início ao 34º Natal Luz nesta quinta-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros