Maratona de Contação de Histórias ocorre nesta quarta-feira, na 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura01/10/2019 | 16h48Atualizada em 01/10/2019 | 16h48

Maratona de Contação de Histórias ocorre nesta quarta-feira, na 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Quase 100 escolas do município irão participar das 12 horas de atividade

Maratona de Contação de Histórias ocorre nesta quarta-feira, na 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul Roger Ruffatto/Divulgação
Mais de 1,5 mil crianças participaram da Maratona em 2018. Número deve ser ainda maior este ano Foto: Roger Ruffatto / Divulgação

Se uma das principais razões para a realização de uma feira literária é a formação do público leitor, em Caxias do Sul a Maratona de Contação de Histórias é um dos momentos que melhor fazem jus a esse caráter educativo. Não por acaso, a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura chega nesta quarta-feira a sua 11ª edição, dentro da  programação da 35ª Feira do Livro. Das 9h às 19h, alunos de 88 escolas do município, além de crianças atendidas por ONGs e outras entidades, irão participar da Maratona, que ocorre em sessões intercaladas na Praça Dante Alighieri e no Teatro Pedro Parenti. 

O tema deste ano é “Histórias de lugares longínquos e tempos distantes”. Com mediação de Helô Bacichette, estão escalados os contadores Gislayne Avelar de Matos, Marco Haurélio, Bárbara Catarina, Andrea Viviana, Rosana Mont’Alverne, Léla Mayer, Sônia Luz e Roger Castro. A diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni, explica que a escolha deste motivo busca promover o intercâmbio entre diferentes culturas e diferentes regiões do país, que estarão representadas por seus contadores.

– Nós acreditamos que, ao conquistarmos a atenção dos ouvintes, estaremos contribuindo para o desenvolvimento do hábito de leitura em todas as ocasiões. Dentro do ato de contar histórias, existe a intenção de fazer com que uma cultura, uma crença ou um conjunto de valores permaneçam vivos. Este ano temos uma participação expressiva de contadores que vêm de todo o Brasil, e aproveitamos para aprender com eles não só na Maratona, mas também em oficinas e palestras – destaca Maria Cristina.

A diretora comemora a forte adesão de instituições de ensino em mais um ano de Maratona. Mais do que isso, a possibilidade de incluir muitas escolas rurais, com o transporte até a feira subsidiado pela prefeitura. No ano passado, cerca de 1,5 mil crianças participaram. Esse ano, o número deve ser ainda maior. 

– A procura é tão grande que, infelizmente, não conseguimos atender a todas. Por isso existe a necessidade da escola realizar sua inscrição com o máximo de antecedência. Mas para que todas as crianças possam interagir com a feira temos ainda outros projetos, como o Passaporte da Leitura e o Proler. 

À noite, em paralelo com a Maratona, será realizado o 3º Seminário de Contadores de Histórias, no Teatro Municipal Pedro Parenti. Será entre 19h e 20h, aberto a todos os interessados na arte de misturar literatura e oralidade. 

Programação desta quarta-feira

Palco Principal
9h _ 11ª Maratona de Contação de Histórias de Caxias do Sul.
10h _ Alunos do Programa de Iniciação às Artes do Sesi _ Dança e musicalização
14h _ Coral "Maturidade SESC" com Samuel Sodré
18h _ Música na Feira com Alma Brasileira

Teatro Municipal Pedro Parenti
9h _ 11ª Maratona de Contação de Histórias de Caxias do Sul.
19h _ Bate-papo" 3º Seminário de Contadores de Histórias", com Andrea Viviana Taubman, Bárbara Catarina, Gislayne Avelar de Matos, Léla Mayer, Marco Haurélio, Rosana Mont'Alverne e Sônia Luz. (26º Proler). Mediação: Roger Castro
20h às 21h _ Encerramento da 11ª Maratona de Contação de histórias

Galeria de Arte Gerd Bornheim
9h30min _ Bate-papo " O ofício do contador de histórias", com Gislayne Avelar de Matos. Mediação: Helô Bacichette
10h30min _ Bate-papo "A arte da palavra", com Rosana Mont'Alverne.
Mediação: Elaine Pasquali Cavion

Espaço 1
14h _ Sessão de Autógrafos da obra "O baú dos contos de fadas" de Maristela Scheuer Deves.
17h _ Sessão de autógrafos da obra "O meu silêncio tem som" de Augusto Valentini. 

Espaço Institucional da Feira
13h30min às 17h30min _ Semana Municipal da Água - Mostra "Conheça o Samae" e atividades com a Educação Ambiental.

Casa 35
19h às 21h _ Aula _ Campus 08 _ UCS - Profª Aline Fagundes

 Leia também:
Peças da nova coleção de Fabiane Montemezzo têm ouro, diamante e pérolas barrocas
Vai na Feira do Livro? Então, visite a exposição do artista pelotense Manoel Soares Magalhães 
Projeto Hip Hop nas Escolas é finalista de prêmio estadual de educação
Outubro Pet reúne solidários à causa animal nesta quarta, em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros