Frei Jaime: torne-se uma prioridade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião25/10/2019 | 05h29Atualizada em 25/10/2019 | 05h29

Frei Jaime: torne-se uma prioridade

Não é egoísmo, é necessidade

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chega sempre rapidamente... o cansaço se mistura com a alegria, diante do volume de realizações... Viver é muito bom, mesmo tendo que enfrentar um monte de desafios e situações... Gratidão a Deus por nos dar um novo dia! Vamos que vamos!

"Torne-se uma prioridade de vez em quando. Não é egoísmo, é necessidade."

A vida está situada dentro de um contexto de mundo, que praticamente exige das pessoas mais do que elas podem dar. O período atual é de muitas solicitações e compromissos, independentemente da faixa etária. Nunca foi tão essencial elencar prioridades, isto é, selecionar o que é mais urgente e o que é necessário realizar.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

A pessoa que sabe se organizar consegue dar conta dos seus afazeres e responsabilidades, sem precisar sentir um fardo pesado em suas costas. Uma grande maioria acaba fazendo muitas coisas pelos outros e pouca coisa para si mesmo. Quem se deixa em segundo plano ou em último lugar perde, aos poucos, o entusiasmo e aumenta, consequentemente, o espaço para a frustração. De vez em quando faz bem colocar-se como prioridade e tirar um tempo livre para si mesmo, no intuito de exercitar o autocuidado.

Não é egoísmo pensar também em si. É praticamente um direito poder dedicar algumas horas ou um período para conviver mais intensamente consigo mesmo. Quando as agendas provocam sufoco é porque alguma coisa não anda bem. As consequências, lá adiante, se manifestarão.

Um exemplo disso diz respeito aos exercícios físicos: todos sabem a importância dos mesmos para a saúde. No entanto, poucos conseguem ser fiéis. Outra situação pontual é a questão da espiritualidade: nem todos reservam um tempo diário para o silêncio e a meditação. Sem o cultivo espiritual, o brilho existencial vai diminuindo e o encantamento para com a vida deixar de ser festivo.

Ser uma prioridade para si mesmo é uma conquista bastante exigente. Porém, com um pouco de persistência, é possível reservar espaços semanais para não fazer nada ou simplesmente para ficar mais à vontade diante deste dom maravilhoso que é a vida. Pensar também em si, não é egoísmo, mas uma necessidade.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Família tenta há mais de dois meses sepultar corpo de homem em Caxias do Sul
Hospital de Farroupilha vai realizar 22 cirurgias por mês em traumato-ortopedia após habilitação do serviço
"Temos que buscar os nossos direitos", afirma voluntária de ONG de Caxias do Sul que enfrentou o câncer de mama

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros