Frei Jaime: não existe história feita somente de tristezas - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião05/10/2019 | 06h30Atualizada em 05/10/2019 | 06h30

Frei Jaime: não existe história feita somente de tristezas

A paciência é fundamental para que os fatos passem de assustadores para fonte de aprendizagem

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado é feito de alegria e, também, de quietude e calmaria... Como faz bem sentir a vida em sua totalidade... O descanso é necessário e restaurador... Feliz sábado! 

"Tudo passa. Às vezes passa por cima de você, mas passa." (Ana Maria Braga). 

As estações se sucedem, noite e dia se intercalam, os anos vão sendo somados, alegrias e tristezas disputam espaços. Viver é estar num movimento ininterrupto. Alguns acontecimentos acabam impactando, ao ponto de roubar o ânimo e as forças. Por outro lado, a alegria permeia a maior parte dos dias, mas nem sempre é divulgada efusivamente. Não existe história feita somente de tristezas. Os que narram suas trajetórias existenciais acabam dando, por vezes, pouca ênfase aos fatos positivos. Com certeza, tudo passa. A paciência é fundamental para que os fatos passem de assustadores para fonte de aprendizagem. Com um pouco de atenção e de serenidade é possível compreender que tudo o que acontece tem algo a ensinar. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

É evidente que não é dada fácil abraçar uma decepção ou uma dor e continuar dando conta da normalidade da vida. O coração, em muitos momentos, está por demais sofrido e a vida não deixa de exigir continuidade. É praticamente uma ginástica ter que estampar um sorriso, quando o coração está dolorido. Quanta criatividade na hora de disfarçar as dores das feridas que não querem cicatrizar. Por outro lado, os maiores sofrimentos podem desencadear profundas alegrias. Muitas pessoas conseguiram atravessar o nada para chegar no tudo. Quando alguém está vivenciando uma dificuldade, acaba tendo a sensação de que tal situação nunca irá passar. Porém, os dias vão possibilitando novos entendimentos e as energias vão se agrupando para construir uma solução. 

Mesmo que alguns problemas sejam como rolos que esmagam a esperança, ainda assim é possível vislumbrar uma luz. Se não deu certo de um jeito, existem outras maneiras que podem desencadear incríveis soluções. O importante é não desanimar e não perder de vista a possibilidade de superação. Viver é uma bela construção diária. 

Bênção! Paz&Bem! Santa Alegria! Abraço! 

Leia também
Após ameaçar vizinhos com espingarda, homem é preso por posse de arma de fogo no interior de Caxias
Agenda: saiba o que fazer na 35ª Feira do Livro de Caxias nesta segunda-feira
Na Cozinha: torta de biscoito com ganache de café é a receita do dia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros