Frei Jaime: entre acertos e erros, o itinerário é construído - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião30/10/2019 | 05h27Atualizada em 30/10/2019 | 05h27

Frei Jaime: entre acertos e erros, o itinerário é construído

Para além das probabilidades, perder-se também faz parte da existência

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Amanhece para todos o penúltimo dia de outubro.... A sensação de que o tempo está passando depressa está muito presente... Que a vida seja intensa e que este dia seja favorável... Gratidão ao Senhor da vida e do tempo!

"Perder-se também é caminho." (Clarice Lispector).

A vida é feita de muitos encontros. Diariamente é necessário colocar-se a caminho, tendo como meta a realização. Ao longo dos percursos é possível fazer diferentes experiências, conforme a escolha de cada um. Entre acertos e erros, o itinerário é construído e o coração tem a possibilidade de fazer opções, que podem determinar ou não a felicidade. Para além das probabilidades, perder-se também faz parte da existência.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

Não foram poucas as pessoas que acabaram se encontrando, quando imaginavam estarem totalmente perdidas. Algo novo pode nascer, lá onde as condições parecem nada prováveis. A vida é simplesmente surpreendente, quando há espaço para fazer adequações e abertura para acolher diferentes possibilidades. É comum passar um tempo praticamente ser saber qual a direção a ser tomada. Mas, em seguida, quase por uma iluminação, descobrir gradativamente um novo jeito de viver. Quem não deixa de buscar não se perde, mesmo que a escuridão pareça intransponível.

Os caminhos da vida são construídos também com as insistentes dúvidas e com os lapsos do cotidiano. Querer encontrar-se é uma força incrível, que pode determinar conquistas praticamente milagrosas. Ao longo da história, muitas pessoas acabaram entrando num labirinto existencial, passaram por momentos de sufoco, mas por causa da persistência encontraram-se com a luminosidade da felicidade. Aqueles que se sentem perdidos, não estão fadados ao fracasso, pois perder-se pode ser o degrau mais próximo do encontrar-se. Viver períodos de indefinições faz parte do processo de amadurecimento.

É muito exigente andar de um lado para o outro, sem saber qual é a direção certa. Mas quem de fato acredita na força da vida e não desiste de buscar, tem todas as chances de vislumbrar um novo horizonte, onde a alegria tem tudo para ser perene e o amor, então, se encarregará de proporcionar momentos inexplicáveis. Perder-se também é caminho, contanto que prevaleça o desejo de plenitude e o esforço de superação.

Bênção! Paz&Bem! Santa Alegria! Abraço! 

Leia também
Entidades de Caxias do Sul oferecem plano funeral para associados
Adolescente envolvido em acidente com morte de mãe e filho em Caxias é indiciado por homicídio e lesão corporal
VÍDEO: formação de nuvens impressiona na Serra

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros