Vitrine Conceito expõe obras da Marília Chartune - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Artes plásticas02/09/2019 | 15h58Atualizada em 02/09/2019 | 15h58

Vitrine Conceito expõe obras da Marília Chartune

Galeria Arte Quadros recebe mostra comemorativa aos 40 anos da artista

Vitrine Conceito expõe obras da Marília Chartune reprodução/divulgação
Marília Chartune apresenta 15 obras em uma exposição comemorativa aos seus 40 anos de carreira, na Galeria Arte Quadros Foto: reprodução / divulgação

Quem nunca clicou uma cena urbana e imortalizou-a no Instagram? Ora pela luz de um pôr de sol, ou ainda pelo reflexo de arranha-céus espelhados, não importa, o certo é que as redes sociais deram vazão a cristalizar cenas que antes da fotografia só seriam possíveis através da pintura. Mas ainda há artistas preocupados e dedicados em registrar cenas em tinta. Uma delas é Marília Chartune, que abre hoje, às 19h, a exposição 40 Anos em Cena, na Galeria Arte Quadros, em Caxias.

Leia ainda:
Apesar dos cerca de sete mil itens em acervo, Galeria Arte Quadros segue desconhecida por muitos 

Marília Chartune traz à cidade 15 obras, produzidas entre dezembro de 2018 até alguns dias atrás, mas acaba por ser um recorte de 40 anos da pesquisa que a artista tem feito através do uso da aquarela, tinta acrílica e a óleo.

– Com essa exposição estou comemorando 40 anos de profissão. Meu primeiro prêmio em 1979, a medalha de bronze na Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro, marca o início  da minha trajetória profissional – revela Marília, 63 anos.

O olhar de Marília foi capturado pelas cenas urbanas desde 1984, quando fez a pós-graduação em História da Arte, na Escuela de Turismo de Baleares, em Palma de Mallorca, na Espanha. 

A Galeria Arte Quadros apresenta mais uma Vitrine Conceito. A artista Marilia Chartune estará expondo suas obras juntamente com a ambientação da arquiteta Celina Galiotto Furlan.
Foto: reprodução / divulgação

As andanças de Marília mundo afora contribuíram para a formatação dessas cenas. Marília nasceu em Tocantins, uma pequena cidade de Minas Gerais, mas foi criada em Ubá, principal polo moveleiro mineiro. Depois, Marília foi para Juiz de Fora, ainda em Minas, e estudou pintura e restauração na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Atualmente, mora em Santa Maria, onde foi secretária da Cultura no governo anterior.

– Inicialmente foram cenas reais, mas com o passar do tempo fui criando as minhas cenas com muita luz e cor. Crio as cenas de cidades para as pessoas, com calçadas largas, flores e poucos carros – explica.

A respeito das influências, Marília não despista e ainda ensina:

– Minhas pinturas têm influência impressionista da Escola de Visconti, mas o colorido é do Expressionismo Alemão. Em 1984, observando artistas de Montmartre (bairro boêmio de Paris), já pintava aquarelas, comecei a pintar ruas de Paris e posteriormente vendendo na Feira de Arte de Ipanema. Acredito que os artistas têm de conhecer a história da arte e buscar referências. A arte moderna fez isso. Por exemplo, Picasso adorava Velásquez e fez muitas releituras.

A exposição 40 Anos em Cena, de Marília Chartune faz parte da série Vitrine Conceito, que nesta edição tem ambientação da arquiteta Celina Galiotto Furlan. A mostra fica aberta ao público até o dia 25 de setembro.

Agende-se
O quê
: Vitrine Conceito com a exposição 40 Anos em cena, da artista Marilia Chartune.
Quando: abertura hoje, às 19h. Visitação até o dia 25 de setembro, de segunda à sexta, das 9h às 19h. Sábado, das 9h às 15h.
Onde: Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Junior, 975 - bairro São Pelegrino - Caxias).
Quanto: Entrada franca.
Ambientação: Celina Galiotto Furlan.

Leia também:
Agenda: ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica da UCS desta quinta estão à venda em Caxias
Instituto Quindim, de Caxias, reúne trabalhos artísticos em defesa da Amazônia
Viver e morrer no "Matão": Heranças da escravidão em uma comunidade quilombola na Serra
Sessão matiné recebe 80 idosos em cinema de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros