Tum Tum Instrumental terá shows com Duo Quintal e Kastrup & Grassmass neste domingo, em Caxias do Sul  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música06/09/2019 | 08h00Atualizada em 06/09/2019 | 08h00

Tum Tum Instrumental terá shows com Duo Quintal e Kastrup & Grassmass neste domingo, em Caxias do Sul 

Tum Tum Instrumental terá shows com Duo Quintal e Kastrup & Grassmass neste domingo, em Caxias do Sul  Mari Dussarat/Divulgação
Duo Quintal, de Porto Alegre, tem os violonistas Diego Costa (E) e Beto Chedid Foto: Mari Dussarat / Divulgação

Formato consagrado na música brasileira, o duo (ou dueto) é a conversa entre voz e instrumento ou entre dois iguais. Marcado pela solidariedade, é quando um dá suporte ao brilho do outro para depois brilhar em sua vez. Após a noite consagradora de agosto em que o teatro Pedro Parenti ficou lotado para receber a big band paulista Bixiga 70, em setembro a 7º Mostra Tum Tum Instrumental traz à cidade, neste domingo, dois shows em formato de duo, com propostas e sonoridades distintas, mas que se assemelham pela qualidade e criatividade dos músicos. 

De Porto Alegre, os violonistas Diego Costa e Beto Chedid trazem o Duo Quintal, projeto que nasceu da parceria entre os dois instrumentistas que se conheceram no curso  de Música da UFRGS e estreitaram o vínculo acompanhando uma cantora de fados. Juntos, seus temas autorais trazem não apenas a sensibilidade da música portuguesa, mas também a brasilidade do samba, a latinidade das rumbas e o virtuosismo do jazz. Além de violões, a dupla faz uso do resonator (ou dobro) e da guitarra portuguesa, que agregam sotaques diferentes ao som. No ano passado, a parceria resultou no EP Noutro Tempo, com quatro faixas autorais, disponível no Soundcloud.

De São Paulo, desembarca pela primeira vez em Caxias o Duo Kastrup & Grassmass. Guilherme Kastrup, um dos grandes nomes do cenário nacional quando o assunto é produção musical (o percussionista assina os últimos dois lançamentos de Elza Soares), já esteve na cidade para ministrar uma oficina para 20 músicos locais. Esta é a primeira vez que ele chega como músico, acompanhado do multi-instrumentista Rodrigo Coelho, que assume a persona artística Grassmass. 

Kastrup & Grassmass é atração na Mostra Tum Tum Instrumental
Guilherme Kastrup e Rodrigo Coelho, o GrassmassFoto: Débora Oliveira / Divulgação

A dupla aposta no experimentalismo e nas diferentes possibilidades de efeitos eletrônicos que se pode tirar de pedais, samplers e sintetizadores modulares. Uma palhinha pode ser encontrada na música autoral Bora Bora, espécie de afroelectro brasileiro, que a dupla lançou em julho e pode ser conferida no Youtube e no site da Uivo Records. 

A apresentações são gratuitas, mas a produção pede a doação de um quilo de alimento, que será doado ao Lar da Velhice São Francisco de Assis. A próxima edição do Tum Tum será no dia 20 de outubro e terá uma dobradinha gaúcha: Rodrigo Nassif Trio + As Tubas. A mostra ainda terá outras três datas até seu encerramento, em março do ano que vem.

Agende-se
O quê
: Tum Tum Instrumental, com Duo Quintal e Kastrup & Grassmass
Quando: domingo, às 19h
Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita (pede-se a doação de 1 quilo de alimento)

 Leia também:
Blackbirds faz show de despedida no 8º Burguer&Beer, em Bento Gonçalves, neste domingo 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros