Frei Jaime: não arrombe portas que não foram abertas para você - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião06/09/2019 | 05h55Atualizada em 06/09/2019 | 05h55

Frei Jaime: não arrombe portas que não foram abertas para você

A razão nem sempre tem soberania

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando aos poucos... A sexta-feira chega anunciando que será um belo dia! Muito ânimo e muita paz para viver com intensidade e com alegria! Vamos que vamos! 

"Não arrombe portas que não foram abertas para você." 

Viver é fazer travessias, percorrer itinerários, construir passagens e elevar o olhar em direção ao infinito. A cada amanhecer a vida se apresenta com muitas possibilidades e incontáveis desafios. Colocar-se a caminho é o melhor jeito de dar conta do propósito e de estabelecer fidelidade para com os próprios sonhos. Algumas portas certamente estarão fechadas. Não convém arromba-las e nem amargurar decepções. Portas e janelas vão intercalando passagens, mesmo que seja somente da brisa mansa. Aceitar certos obstáculos é uma oportunidade ímpar para construir novas aprendizagens. Não são poucas as pessoas que gostariam de encontrar sempre todas as portas abertas. 

Convém não esquecer que a naturalidade da vida supõe saber lidar com as adversidades e, também, com as tristezas. Mas tem uma porta que pode ser aberta somente por dentro: a porta do coração. As portas físicas até podem ser arrombadas, a porta do coração jamais. Os mais consistentes sentimentos se estabelecem pela espontaneidade. A razão nem sempre tem soberania, quando se trata das expressões emocionais. Porém, o que toca o coração é maior do que qualquer explicação. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

Não faz bem forçar determinados sentimentos. Por isso, ao invés de tentar arrombar as portas do coração é melhor conjugar, em todos os tempos, o verbo respeitar. Como são leves as pessoas que exercitam diariamente o respeito e fazem dele um conceito e uma etiqueta. Em algumas situações é até importante ser insistente, mas em outras é melhor seguir o caminho e acostumar-se com a realidade. Arrombar portas é forçar algo que não nasceu para se eternizar. Que a vida seja simples, autêntica, espontânea e que os sentimentos possam construir as passagens que são realmente verdadeiras. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Autor do pedido de impeachment do prefeito de Caxias se desfilia do PSD
Chefe de Gabinete viaja a Florianópolis para acompanhar o prefeito de Caxias do Sul 
Confira quais vereadores votaram a favor e contra à admissibilidade do pedido de impeachment de Daniel Guerra

 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros