Exposição em Bento Gonçalves explora realismo de desenhos a lápis - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Arte01/09/2019 | 13h00Atualizada em 01/09/2019 | 13h00

Exposição em Bento Gonçalves explora realismo de desenhos a lápis

Obras de Val Flores ficarão à mostra no Sesc até 20 de setembro

Exposição em Bento Gonçalves explora realismo de desenhos a lápis Val Flores/Divulgação
Foto: Val Flores / Divulgação

Val Flores descobriu a paixão pelo desenho ainda na infância, em Santiago, quando rabiscava super-heróis como Homem-Aranha e Wolverine no chão da escola e brincava de criar gibis. Hoje, com 38 anos de idade e quatro atuando profissionalmente com arte, é a beleza do traço o que chama atenção.

Para quem ficou interessado em conhecer mais de perto a obra do artista, o Sesc de Bento Gonçalves abre nesta segunda-feira (2) a exposição A Arte do Realismo no Desenho, com visitação gratuita até 20 de setembro. A mostra reúne 12 trabalhos feitos com lápis sobre papel, explorando texturas, luzes e sombras.

— Acho muito interessante representar imagens reais, em desenhos quase idênticos, utilizando a técnica do realismo e os materiais que tenho à disposição: esfuminho, lápis, lapiseira e borracha, fazendo textura de pele, fios de cabelo, barba — explica o artista.

Obra do artista Val Flores, que expõe seu trabalho no Sesc de Bento Gonçalves em setembro
Foto: Val Flores / Divulgação

Cada trabalho leva em média 30 horas para ser finalizado, dependendo do tamanho e da complexidade da cena retratada. Flores divide o tempo dedicado ao lápis com o emprego de vigilante patrimonial na prefeitura de Bento — uma realidade comum para a classe artística brasileira, que, em sua maioria, não consegue viver exclusivamente dos frutos da própria arte.

E se, assim como eu, você levou certo tempo para identificar se as imagens exibidas nesta página eram desenhos ou fotografias, saiba que foi essa a intenção. Cada obra é produzida a partir de fotos pesquisadas na internet. Além de figuras anônimas e personalidades como Lionel Messi e Quentin Tarantino, também há espaço para reproduções de animais e objetos.

— Eu pesquiso as fotos no Google, faço a impressão, deixo do lado e começo a aplicar a técnica no papel: sombreamento, luz, textura. Sempre tentando me aproximar ao máximo do original — revela. 

Obra do artista Val Flores, que expõe seu trabalho no Sesc de Bento Gonçalves em setembro
Foto: Val Flores / Divulgação

A Arte do Realismo no Desenho é a segunda exposição individual de Val Flores. Em março do ano passado, ele mostrou seu talento em Qual Sua Personalidade?, na Casa das Artes. O artista também mantém uma página no Facebook (@valforesdesenhos), além de aceitar encomendas para transformar fotos em traços precisos de grafite.

PROGRAME-SE
:: O que:
exposição A Arte do Realismo no Desenho, de Val Flores.
:: Visitação: de 2 a 20 de setembro.
:: Horários: de segunda a sexta, das 8h às 21h; sábados, das 8h às 12h; domingos, das 15h às 19h.
:: Onde: Sesc de Bento Gonçalves (Av. Cândido Costa, 88).
:: Quanto: entrada gratuita.

Leia também:
Viver e morrer no "Matão": Heranças da escravidão em uma comunidade quilombola na Serra
Caxiense Henrique Zattera precisa de votos para tocar no festival We Can Survive, nos Estados Unidos
Melim faz show em Caxias do Sul no mês de outubro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros