Espetáculo "As Quatro Direções do Céu" é atração desta sexta-feira no Caxias em Cena - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Teatro13/09/2019 | 08h00Atualizada em 13/09/2019 | 08h06

Espetáculo "As Quatro Direções do Céu" é atração desta sexta-feira no Caxias em Cena

Flutuando entre o trágico e o cômico, peça tem direção de Camilo De Lélis

Espetáculo "As Quatro Direções do Céu" é atração desta sexta-feira no Caxias em Cena Edu Rabin/Divulgação
Premiado, espetáculo já circulou por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro Foto: Edu Rabin / Divulgação

Uma garçonete, um caminhoneiro, uma cartomante e um enchedor de balões. Quatro personagens muito diferentes entre si, mas cujo destino os aproxima e faz entrelaçar suas histórias ao mesmo tempo tão comuns, mas cheias de heroísmo. Com esse enredo, As Quatro Direções do Céu oferece ao público sentimentos diversos e flutuantes, que mudam de direção como se fossem levados pelos ventos que sopram. Adaptação de texto do dramaturgo Roland Schimmelpfennig, a peça chega nesta sexta a Caxias do Sul, após temporadas de sucesso em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, com direção de Camilo De Lélis.

– Essa peça tem uma característica muito interessante, que é a aproximação de seus personagens com o público, mesmo sendo uma dramaturgia alemã, que em tese poderia sugerir um distanciamento cultural. Isso se dá por seus personagens serem pessoas comuns. Poderiam ser quaisquer pessoas que um dia chegassem a Caxias do Sul, por exemplo. Ao longo da trama o público passa a saber quem são elas, quais são os seus dramas e o que as faz seguirem em frente. É uma história muito bem contada, que as partes vão se somando como num quebra-cabeças, gerando em cada espectador diversas sensações e identificação com algum dos personagens – destaca De Lélis, conhecido por ser diretor do grupo teatral Miseri Coloni.

A peça, que tem trilha sonora assinada por Antonio Villeroy, deu ao diretor reconhecimento no 22º Porto Alegre em Cena, no qual levou o Prêmio Braskem nas categorias Melhor Direção e Melhor Espetáculo. Parte do mérito, acredita o diretor, deve-se à adaptação conseguir ser fiel ao argumento do autor alemão, mas ao mesmo tempo ter uma cara de Brasil.

– Embora não seja uma peça de teor político, ela se torna política no sentido de mostrar pessoas unidas num momento de dificuldade, vivendo a mesma situação num mesmo país, e querendo melhorá-lo. Não é que a gente queira gerar polêmica, mas especialmente nós, artistas, estamos vivendo um momento muito perigoso, de volta da censura. E nessas horas sempre foi o teatro quem lutou mais e também quem mais apanhou – acrescenta Camilo. 

O 21º Caxias em Cena segue até domingo, com outras duas apresentações no Teatro Pedro Parenti. No sábado, às 20h, será encenado Caio do Céu, do grupo Solos & Bem Acompanhados. No domingo, às 17h30min, a programação se encerra com Kartas de Uma Boneca Viajante, da Cia. do Abração. 

Programe-se
O quê: Espetáculo As Quatro Direções do Céu, do grupo Face e Carretos.
Quando: nesta sexta-feira, às 20h.
Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura).
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada).
Classificação: 12 anos.

Leia também
Filme gaúcho "Legalidade" estreia nos cinemas da Serra nesta quinta-feira
35ª Feira do Livro de Caxias do Sul terá participação de 74 escritores
Agenda: longa israelense "Não Mexa com Ela" estreia no Ordovás, em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros