Coro Moinho/UCS recebe cantora moçambicana Lenna Bahule para estreia de espetáculo neste fim de semana, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música20/09/2019 | 08h00Atualizada em 20/09/2019 | 08h00

Coro Moinho/UCS recebe cantora moçambicana Lenna Bahule para estreia de espetáculo neste fim de semana, em Caxias do Sul

"Moinho Nômade" traz músicas do álbum homônimo da cantora radicada em São Paulo

Coro Moinho/UCS recebe cantora moçambicana Lenna Bahule para estreia de espetáculo neste fim de semana, em Caxias do Sul João Paulo Vargas/Divulgação
Galera do Coro Juvenil Moinho/UCS Foto: João Paulo Vargas / Divulgação

Vozes que viram percussão. Corpos que viram instrumentos. Instrumentos que viram vozes até que não se saiba mais de onde vem o som. Mostrar a pessoa enquanto música é uma característica presente nos espetáculos do Coro Juvenil Moinho/UCS, uma das experiências artísticas mais interessantes de Caxias do Sul. Em sua nova empreitada, Moinho Nômade, o grupo encontra uma parceria musical igualmente inquieta e instigante, cujo álbum de estreia empresta nome ao espetáculo, a cantora moçambicana Lenna Bahule. 

Radicada em São Paulo desde 2012, Lenna lançou Nômade em 2016. Trabalho de estreia de uma cantora de voz poderosa e timbre suave, cuja musicalidade abraça influências que não cabem num único continente. Em cada faixa, percebe-se o vigor da artista independente, que põe nas melodias e na batida afrojazz uma trajetória de dificuldades e aprendizados. O álbum encantou a regente Cris Ferronato, que provocou seus jovens cantores a ressignificá-lo para dar vida a um espetáculo à altura do elogiado Contrapontos. Ter a inspiradora do projeto em pessoa para dividir o palco nas duas noites de estreia, neste fim de semana, foi a cereja do bolo. 

– O convite foi aceito sem restrições. Começou com “Lenna, pode liberar as músicas para nós?”, virou “Lenna, quer vir cantar com a gente”, daí até “Lenna, por que não vem dar uma oficina para a gente?” – brinca a Cristiane. 

Cantora moçambicana Lenna Bahule, atração em Caxias do Sul
Lenna Bahule. Aos 30 anos, uma revelação do afrojazzFoto: Gabi Portilho / Divulgação

A regente acrescenta que o encontro do coro com a cantora vai além de uma parceria artística, sendo uma troca de experiências para a vida:

– O Moinho é um grupo em que a gente tenta tratar os integrantes como artistas, mais do que cantores, e trabalha para potencializar o que eles podem ser. E a Lenna representa isso. É uma artista que agrega uma identidade a um aspecto que o coro vem construindo, de ser multifacetado e de se entender através do outro e das trocas com o outro. Ao mesmo tempo, é muito significativo trazermos a Caxias uma mulher negra, africana, representante de uma cultura que muitos ainda julgam ser subdesenvolvida, para cantar à frente do nosso coro. 

Lenna, que tem 30 anos, começou a cantar aos 6, e aos 13 já era uma voz conhecida na capital moçambicana, Maputo, vibra com o encontro:

– É muito revigorante poder ouvir a nossa obra fora de nós. Nômade é um álbum que eu gravei em 2015 e lancei em 2016, num processo muito longo. Quando a obra está em circulação, ela já não é mais aquele fogo dentro da gente. Mas a forma como as pessoas a ouvem e a leem, é o que a ressignifica pra nós. Eu fico muito feliz em poder contribuir para esse imaginário e para essa memória afetiva criativa de uma geração mais jovem.

Além do repertório da cantora, o espetáculo viaja pelas obras de compositores como Paulo César Pinheiro, Dominguinhos e Milton Nascimento, além de canções populares do Cabo Verde e do folclore escandinavo.

Agende-se
O quê
: espetáculo Moinho Nômade, do Coro Juvenil Moinho/UCS com Lenna Bahule
Quando: sábado (21) e domingo (22), 20h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)

Leia também:
Show em homenagem a Lucio Yanel será realizado em Farroupilha na semana que vem
Espetáculo "Outros", do grupo mineiro Galpão, é atração em Caxias do Sul nesta sexta-feira
André Costantin: Anaconda
Cantora da Serra Dani Ravizzoni grava com Thedy Corrêa 

g> 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros