Conheça o primeiro restaurante de culinária turca de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Gastronomia13/09/2019 | 15h10Atualizada em 13/09/2019 | 16h33

Conheça o primeiro restaurante de culinária turca de Caxias do Sul

Capadócia fica na Rua Tronca, entre Garibaldi e Marechal Floriano

Conheça o primeiro restaurante de culinária turca de Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Pidé recheado é uma das iguarias oferecidas pelo restaurante Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Babaganush, sujuk, baklava. Os nomes até podem ser difíceis de pronunciar, mas o sabor compensa a tentativa. Pratos típicos da culinária turca, a pasta de berinjela, a linguiça de carne bovina e o doce recheado com nozes e calda de açúcar estão entre as delícias do recém-inaugurado Capadócia, primeiro restaurante caxiense dedicado à gastronomia do país de São Jorge.

Tudo preparado artesanalmente pela dupla de chefs turcos Salih Yuce e Omer Yucer, que escolheram a cidade do galeto ao primo canto como novo lar. O time do Capadócia conta ainda com Fatih Taskin, que chegou ao Brasil em 2010 para estudar computação e acabou ficando.

— Morei no Rio de Janeiro e São Paulo. Estou em Caxias há sete meses e vejo que é uma cidade que gosta do diferente, por isso apostamos na culinária do nosso país. E como são os meus sócios que comandam a cozinha, posso dizer que os pratos são legitimamente turcos — argumenta Fatih, em bom português.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (12/09/2019)Comandado por Fatih Taskin, Capadócia é o primeiro restaurante de culinária turca em Caxias do Sul. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Chefs turcos Salih Yuce e Omer Yucer comandam a cozinha do CapadóciaFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A viagem começa pelos aperitivos. Além da babaganush, destaque para a salada de grão de bico com pimentões vermelhos e para o tradicional kibe frito com recheio de carne bovina, nozes e especiarias.

Passando para os pratos principais, as especialidades da casa são o lahmajun, uma espécie de pizza com massa fininha e crocante, e o pidé, iguaria feita com massa de farinha de trigo e recheios variados, lembrando uma esfirra. Sempre, é claro, com o sabor marcante da cozinha árabe – afinal, são mais de 20 temperos, entre pimenta-do-reino, páprica doce, cominho e hortelã desidratado.

Por fim, chegamos às sobremesas, cuja disponibilidade varia conforme o dia. Além do baklava, é possível saborear o doce de semolina com sorvete e o sutlaj, um pudim de arroz doce, leite, baunilha e geleia de damasco. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (12/09/2019)Comandado por Fatih Taskin, Capadócia é o primeiro restaurante de culinária turca em Caxias do Sul. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Fatih Taskin completa o trio de sócios que colocou a ideia em práticaFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

— Tudo o que servimos é feito aqui mesmo, a massa do lahmajun, a sujuk, as sobremesas. Nós montamos um cardápio que traz os sabores da Turquia para o público caxiense — resume Fatih.

Para quem ficou curioso em conhecer, a novidade fica na Rua Tronca, entre Garibaldi e Marechal Floriano, e funciona de terça a domingo, nos horários de almoço e jantar, com facilidade de estacionamento. O ambiente é simples, mas aconchegante, e tem capacidade para receber até 30 clientes simultaneamente. Também é possível fazer pedidos por iFood.

SERVIÇO:
:: Endereço:
Rua Tronca, 2807, bairro Exposição.
:: Horários: de terça a domingo, das 11h às 14h30min e das 18h às 22h.
:: Delivery: de terça a domingo, das 11h às 22h.
:: Telefones: (54) 3536-3006 e (54) 9 9240-5591 (whats).

Leia também:
Dançarinas da Serra irão se apresentar na Disney na próxima segunda-feira
Grupo caxiense Ueba Produtos Notáveis comemora 15 anos
Atrações musicais, esportivas e gastronômicas movimentam o Ninho das Águias neste final de semana

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros