Sessão matiné recebe 80 idosos em cinema de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cinema29/08/2019 | 16h45Atualizada em 29/08/2019 | 17h36

Sessão matiné recebe 80 idosos em cinema de Caxias do Sul

Exibição de Up - Altas Aventuras aproxima a ficção da realidade

Sessão matiné recebe 80 idosos em cinema de Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Sessão especial, com 80 idosos, da Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN), Associação Jesus Senhor e Lar da Velhice São Francisco de Assis. A ação foi promovida pelo Instituto Sérgio Lovato Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A vida é um sopro. E sempre há um certo imprevisto para nos desviar dos nossos sonhos. Quando percebemos lá se foram 30 ou 40 anos e pensamos: “Ah, antes dos 60 eu resolvo isso”. Aí, na virada dos 60 para os 70 uma voz ecoa dentro de nós: “Será que vai dar tempo?”. Sempre há esperança, a não ser que uma enfermidade resolva antecipar-se e bater à porta. 

Pelo menos é isso que nos provoca à reflexão a animação Up - Altas aventuras, exibida na última terça-feira, em uma sessão especial, com 80 idosos, da Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN), Associação Jesus Senhor e Lar da Velhice São Francisco de Assis. A ação foi promovida pelo Instituto Sérgio Lovato.

não_publicadafilme / Up Altas Aventuras Fonte: Divulgação
Na tela, a vida de Carl Fredricksen e Ellie. Na plateia, 80 idosos que se identificaram com cada cena da obra de ficção.Foto: Divulgação / Ver Descrição

Carl Fredricksen e Ellie formam um lindo casal. São os típicos vovozinhos que os netos carinhosamente chamam de fofinhos. Mas o sonho de curtir altas aventuras é sempre protelado, porque há sempre algo mais prioritário que aparece. Ou é a oportunidade de comprar um carro novo, ou é a reforma da casa, ou o desastre de uma árvore que resolve cair sobre o telhado. E o sonho voa como aqueles balões de gás hélio que as crianças deixam escapar e desaparece de vista em segundos. Quando Carl e Ellie perceberam, a vida esvaiu-se. Carl perdeu Ellie e só então decidiu fazer a tão sonhada viagem.

Na plateia da Sala de Cinema Ulysses Geremia (Centro de Cultura Ordovás), em Caxias, havia um senhor magro, esguio e com um bigode fininho e grisalho, que usava uma boina cinzenta. Levir Demuti Dias nasceu em 1925, no mesmo ano em que ocorreram os lançamentos de dois clássicos do cinema mundial: Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin e O Encouraçado Potemkin, de Sergueï  Eisenstein. Levir era um dos mais atentos às aventuras de Carl e o escoteiro Russell, talvez porque assim como o protagonista, ele viu a morte bater à sua porta e levar sua esposa.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (27/08/2019)Sessão de cinema com exibição do filme Up - Altas aventuras!, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás. Na plateia, 80 senhores e senhoras da SCAN, Associação Jesus Senhor e Lar da Velhice São Francisco de Assis. A promoção é do Instituto Sérgio Lovato. Ao final da sessão os idosos ganharam pipoca. Na foto, Levir De Muti Dias, 95 anos. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Levir Demuti Dias nasceu em 1925, no mesmo ano de dois clássicos do cinema mundial: "Em Busca do Ouro", de Charles Chaplin e "O Encouraçado Potemkin", de Sergueï Eisenstein.Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

– Fui casado por 62 anos, tenho um filho só. Estou viúvo desde 2010 – revela, com voz mansa e serena, aos 94 anos.

Mais importante do que falar sobre o filme, seu Levir queria explicar como ele tem ajudado aos novos amigos que fez no Lar da Velhice.

– Tem muitos que precisam de ajuda até para tomar banho. Mas eu não, eu sou tão independente que eu ajudo os outros – diverte-se.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (27/08/2019)Sessão de cinema com exibição do filme Up - Altas aventuras!, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás. Na plateia, 80 senhores e senhoras da SCAN, Associação Jesus Senhor e Lar da Velhice São Francisco de Assis. A promoção é do Instituto Sérgio Lovato. Ao final da sessão os idosos ganharam pipoca. Na foto, Dorvalina Visserini, 83 anos. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Dorvalina Visserini perdeu o final do filme, porque teve de ir ao banheiro, mas estava feliz e satisfeita com a sessão de cinema com pipoca.Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Na fila da pipoca, que foi distribuída ao término da sessão, a bem humorada Dorvalina Visserini perguntou se a foto dela ia sair no jornal. Respondi que sim.

– Ah, quero só ver hein!? – disse, Dorvalina, 83 anos, estampando um doce sorriso.

– E o filme, o que a senhora achou?

– Ah, eu gostei muito. Fazia muito tempo que eu não vinha ao cinema. Pra mim o melhor do filme é o gurizinho (Russel, escoteiro, de 8 anos), arteiro que só pra ver. O vovozinho passou muito trabalho com ele. Mas sabe que não vi o final? – revelou, desapontada.

– Por que, não?

– Eu fui ao banheiro bem na hora. Mas tudo bem... – disse, resignada.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (27/08/2019)Sessão de cinema com exibição do filme Up - Altas aventuras!, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás. Na plateia, 80 senhores e senhoras da SCAN, Associação Jesus Senhor e Lar da Velhice São Francisco de Assis. A promoção é do Instituto Sérgio Lovato. Ao final da sessão os idosos ganharam pipoca. Na foto, Francisco Damin, 75 anos e Ledir Sartori, 65 anos. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Ledir e Francisco encontraram-se no Lar da Velhice onde começaram um namoro cuja aliança é selada com olhares apaixonadosFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Enquanto a fila da pipoca só aumentava, um casal chamava a atenção. Estavam tão ligados um no outro, com olhares de carinho e zelo, que sequer olhavam para o lado. Durante a sessão estavam de mãos dadas, e lá fora seguiam assim, apaixonados. Francisco Damin, 75, e Ledir Sartori, 65, conheceram-se há alguns meses no Lar da Velhice e é como se Deus lhes tivesse acrescentado alguns anos a mais de vida. A morte pode até aparecer sorrateira e enterrar sonhos. Mas o amor sempre brota, mesmo em terra árida, porque a vida tem pressa. Afinal de contas, o amor é o fôlego de vida.

Leia também:
"O Vendedor de Sonhos" terá duas sessões na Serra
André Costantin: Adrian Cowell
Confira cinco dicas para arrasar nos looks do dia a dia usando sapato sem salto 
Zarabatana Café recebe encontro de literatura neste sábado


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros