Rede Recria inicia capacitação de educadores para produção de livro com crianças e adolescentes - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura26/08/2019 | 17h10Atualizada em 26/08/2019 | 17h10

Rede Recria inicia capacitação de educadores para produção de livro com crianças e adolescentes

Encontros de formação seguem até 24 de setembro

Rede Recria inicia capacitação de educadores para produção de livro com crianças e adolescentes Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Ler, contar e escrever. Esse é o tema da oficina que o escritor carioca Celso Sisto ministra nesta terça (27), a partir das 8h30min, na Biblioteca Parque Largo da Estação. Será o primeiro de uma série de cinco encontros que seguem até 24 de setembro, sempre às terças-feiras, com objetivo de capacitar educadores sociais para a produção de um livro com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, na 12ª Mostra Literária da Rede Recria.

Na próxima semana, o escritor Sérgio Vieira Brandão debate como a criança pensa e produz, enquanto no dia 10 de setembro é a vez da professora Ana Paula Cecatto falar sobre o papel do educador como mediador de leitura. Os dois últimos módulos, ministrados por Marcelo Spalding e Adriana Antunes, serão dedicados aos gêneros literários.

Após a etapa de formação, durante os meses de outubro e novembro, os educadores assumirão o papel de multiplicadores, desenvolvendo atividades de leitura e produção textual com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos pelas mais de 20 instituições ligadas à Rede Recria. O resultado da iniciativa será a produção de um livro, com direito a sessão de autógrafos prevista para o fim de novembro, reunindo os autores-mirins.

— A mostra oportuniza que esses jovens tenham um contato mais profundo com a literatura como linguagem artística. E, para eles, o fato de ter um livro publicado é algo mágico. A gente vê isso nas sessões de autógrafos, quando eles se percebem como protagonistas — destaca a arte-educadora Nil kremer, que coordena a iniciativa.

Realizada pela Associação Criança Feliz, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Fundação de Assistência Social e Secretaria da Cultura, a mostra integra a programação preparatória da Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre de 27 de setembro a 13 de outubro, na Praça Dante Alighieri.

Leia também:
Guitarrista norte-americano Super Chikan se apresenta nesta terça-feira, em Caxias do Sul
Pedro Bial integra nova curadoria do Festival de Cinema de Gramado
Na Cozinha: esse picadinho do Batista vai salvar a sua noite

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros