Quatro autores lançam livros no Zarabatana Café, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura30/08/2019 | 11h40Atualizada em 30/08/2019 | 12h54

Quatro autores lançam livros no Zarabatana Café, em Caxias

Amauri Antonio Confortin, Andrea Barrios, Lucio Feliciate e Renata Machado são alunos da oficina realizada pelo escritor Alcy Cheuiche

Quatro autores lançam livros no Zarabatana Café, em Caxias divulgação/Divulgação
Encontro com escritores ocorre no Zarabatana Café, neste sábado, dia 31, a partir das 16h. Foto: divulgação / Divulgação

Um soldado chamado João. Um macaco serelepe e um jacaré paradão. Duas casas, uma abandonada e a outra restaurada. Através dos mosaicos, reflexos. E depois de tudo, ao menos um descanso. Não é resenha de uma história de aventura, nem sequer de realismo fantástico, muito menos comédia de costumes. Há nessas frases iniciais, os títulos das obras de autores gaúchos que participam neste sábado, a partir das 16h, de bate-papo e sessão de autógrafos, no Zarabatana Café, em Caxias do Sul. A entrada é franca.

Leia ainda:
Zarabatana Café recebe encontro de literatura neste sábado

A mediação do encontro é da escritora e jornalista Adriana Antunes que vai apresentar os autores Amauri Antonio Confortin, Andrea Barrios, Lucio Feliciate e Renata Machado, e suas obras, escritas a partir da oficina com o escritor Alcy Cheuiche. A estreia na literatura se deu com O Gato e a Revolução, lançado em 1967. Na época, o romance de Alcy foi recolhido pela ditadura militar. Alcy carrega na bagagem 26 livros e reconhecimento em feiras do livro de Alegrete, Caçapava do Sul, Gramado, Gravataí, Porto Alegre e São Sepé.

— Comecei a dar oficinas de criação literária em 2002. Tenho 75 livros publicados pelos meus alunos. Não são livros experimentais, mas gosto muito deles. Meus alunos escritores que irão lançar suas obras em Caxias são de maior importância, porque realizara comigo uma espécie de pós-graduação: a Oficina de Livros Individuais, única no Brasil. Para realizá-la tiveram que destacar-se em oficinas anteriores — revela Alcy, que acompanhou individualmente cada um dos autores que estará hoje em Caxias, desde o processo de criação até a concepção final de suas obras.

A jornalista Renata Machado lança Mosaico de Reflexos, livro de contos, lançado em 2018. 

— Acredito que a oficina literária nos dá ferramentas para lapidar a pedra bruta que é o nosso desejo, vontade de escrever. O ambiente de troca com os colegas amplia nossas percepções e a orientação de um profissional como o Alcy nos dá segurança para seguirmos em frente, de mãos dadas com a nossa criatividade — defende Renata Machado, cuja participação na quarta oficina resultou na sua estreia.

Também contista, a tradutora, formada em Letras, Andrea Barrios apresenta Ao menos um descanso / Al menos un descanso, em edição bilíngue.

— Com o Alcy, abri um baú que levava comigo havia muito tempo. Em suas oficinas, através das técnicas e propostas de escrita, fui descobrindo tesouros e derramando-os sobre o papel — explica Andrea Barrios, que foi tradutora de três oficinas e, mais tarde, aluna de outras três.

O contador Amauri Antonio Confortin, que atuou na Brigada Militar por 27 anos, traz à Caxias duas obras, O soldado João e O serelepe e o paradão.

— A experiência e as técnicas ensinadas pelo Alcy provocam um abre-te Sésamo em quem deseja escrever literatura — argumenta Confortin, que está na quinta oficina.

O médico Lucio Feliciate também lançará duas obras, A casa abandonada e A casa restaurada.

— O Cheuiche despertou, com sua larga experiência e técnica apurada, o escritor que dormia no leito de meu inconsciente — diz Lúcio Feliciate, em tom existencialista, que já participou de sete oficinas.

Para fechar a programação, enquanto os adultos conhecem as obras dos autores que escreveram seus livros como resultado das oficinas ministradas por Alcy Cheuiche, as crianças poderão participar de uma oficina de desenho. 

Lançamento de livro no Zarabatana Café
Foto: reprodução / Divulgação

AGENDE-SE
O quê:
Tarde de autógrafos com os autores Amauri Antonio Confortin, Andrea Barrios, Lucio Feliciate e Renata Machado.
Quando: sábado, dia 31 de agosto, a partir das 16h.
Onde: Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás - Rua Luiz Antunes, 312 - Caxias).
Quanto: Entrada franca. Os livros estarão à venda a partir de R$ 20, cada.

Leia também:
Sessão matiné recebe 80 idosos em cinema de Caxias do Sul
Gravado em Canela, curta-metragem "Felícia" é lançado no Youtube
Marcas caxienses se unem para realizar evento em prol do Lar da Velhice
Na Cozinha: deu vontade de petiscar? Experimente essa receita de batatas bravas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros