Mostra em Caxias exibe trabalhos que participaram da Bienal 2019 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Semana da Fotografia06/08/2019 | 08h00Atualizada em 06/08/2019 | 14h06

Mostra em Caxias exibe trabalhos que participaram da Bienal 2019

Alquimia da Foto poderá ser conferida até o dia 31 de agosto na Galeria Municipal de Caxias

Mostra em Caxias exibe trabalhos que participaram da Bienal 2019 Javier Paquito Herrera/Divulgação
"Azul Luz", de Javier Paquito Herrera Foto: Javier Paquito Herrera / Divulgação

Mais de 100 clubes de fotógrafos espalhados pelo Brasil, mais de 1.500 inscritos na 21ª Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, neste ano realizada em São Caetano do Sul, interior de São Paulo. Duzentos registros selecionados como os melhores. 

Leia ainda
Sócia do Clube do Fotógrafo de Caxias vence  Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores

E a melhor, é a foto Regresso, de Márcia Marchetto, integrante do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul. Das 33 fotografias selecionadas, além do primeiro lugar, o Clube de Caxias ainda colheu três menções honrosas na Bienal: Annemarie Brugger, com Abraçando a infância, Javier Paquito Herrera, com Azul Luz, e Márcia Dall'Ago, com Esse teu olhar, guri. Todos estes trabalhos poderão ser conferidos a partir desta terça-feira, dia 6, às 19h30min, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura, em Caxias do Sul, reunidas com o nome Alquimia da Foto.

Regresso, de Marcia Marchetto, melhor fotografia da 21 Bienal de Fotografia
"Regresso", de Márcia Marchetto, melhor da 21ª Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em CoresFoto: Marcia Marchetto / Divulgação

— O Brasil tem uma forte tradição de clubes de fotografia. Geralmente, iniciaram como clubes amadores, mas hoje reúnem também profissionais que vem para dentro do clube como uma maneira de fazer fotografia autoral. No nosso Clube de Caxias, temos a honra de ter o Tadeu Vilani, fotógrafo da Zero Hora, que participa das aulas e nos dá a honra de mostrar o seu trabalho — explica Carlos Gandara, presidente do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.

Annemarie Brugger, com Abraçando a infância, menção honrosa na 21 Bienal de Fotografia.
"Abraçando a infância", de Annemarie BruggerFoto: Annemaria Brugger / Divulgação

O nome da mostra Alquimia da Foto é sugestivo e abre um bom caminho para a compreensão do espectro de olhares que contempla.

— Essa exposição tem a característica de reunir várias tendências, vários olhares, percepções pessoais de cada fotógrafo. Estive ajudando na montagem da exposição e transpareceu para mim que está ali uma coleção de sentimentos. Há exposições mais técnicas, em que os fotógrafos querem mostrar tudo o que sabem, mas essa eu classificaria como uma exposição emocionante — defende Carlos Gandara.

Márcia DallAgo, com Esse teu olhar, guri, menção honrosa na 21 Bienal de Fotografia
"Esse teu olhar, guri", de Márcia Dall'AgoFoto: Márcia Dall'Ago / Divulgação

Alquimia da Foto ficará aberta à visitação até o dia 31 de agosto e é uma excelente oportunidade para conferir o olhar dos fotógrafos da cidade a partir de temas cotidianos e perceber como o trabalho vem recebendo destaque nas Bienais. Com as premiações deste ano, O Clube do Fotógrafo de Caxias ficou em segundo lugar perdendo apenas para o maior clube de São Paulo, o Luminous.

Programe-se
O quê
: Abertura da exposição Alquimia da Foto, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul. Mostra faz parte da 12ª edição da Semana da Fotografia de Caxias do Sul
Quando: terça-feira, às 19h30min
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura - Rua Dr. Montaury, 1.333 - Caxias)
Quanto: Entrada franca

Leia também
Agenda: espetáculo sobre Freddie Mercury terá mais três apresentações em Caxias
Na Cozinha: que tal começar a semana com nhoque de polenta?
Confira a programação do Palco Giratório e da Mostra de Dança
Enquanto Caxias patina com a Maesa, Flores da Cunha e Canela dão exemplo na ocupação de prédios históricos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros