Frei Jaime: os tempos são de muita interação e de incontáveis contatos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião02/08/2019 | 04h51Atualizada em 02/08/2019 | 04h51

Frei Jaime: os tempos são de muita interação e de incontáveis contatos

Já não existem mais fronteiras e distâncias

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira é portadora de bons ventos... A semana exigiu dedicação e esforços redobrados, mas tudo somou para o bem maior... Hoje é a primeira sexta-feira do mês: dia de recordar o Coração de Jesus. Que sejamos mansos e humildes de coração, assim como Ele nos pede! 

Acalma esse coração, que desespero nunca resolveu problema.” (Caio Fernando Abreu).

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

Os tempos são de muita interação e de incontáveis contatos. Já não existem mais fronteiras e distâncias. Tudo o que acontece no mundo, querendo ou não, torna-se presente e de fácil acesso. As informações são instantâneas, provocando sentimentos diversos. É praticamente impossível viver num espaço restrito, sem ser invadido continuamente por provocações e comunicações. O próprio silêncio tornou-se coisa rara. Porém, o coração não foi feito para tanta agitação. 

Acalmar o coração é uma tarefa diária, que não pode ser relegada a um segundo plano. O desespero nunca resolveu problemas, somente piorou certas situações. A maior parte das pessoas passam os dias com o coração agitado e ofegante, sem saber por onde andar. Os problemas só são resolvidos com a calmaria, que ordena os pensamentos e equilibra os sentimentos. Para acalmar o coração é necessário exercitar o autocontrole e otimizar a esperança. Além disso, pessoas espiritualizadas não se assustam por qualquer coisa e nem sentem medo, diante das incertezas do amanhã. 

Acontece que a grande maioria vive a superficialidade, sem cultivar a interioridade. O vazio está cada vez mais presente e as consequências alcançam enormes evidências. Para não se encontrar frequentemente com o desespero é imprescindível ser uma pessoa mais centrada, com bastante paciência e muita habilidade quanto à transcendência. Em alguns momentos, são necessários até medicamentos, mas o caminho é outro: percorrer  a própria interioridade, cultivando e saboreando a paz interior. A espiritualidade é capaz de devolver calma ao coração. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!       

 Leia também
Vereador e assessora de deputado têm desentendimento na Câmara de Caxias
Caxias do Sul será contemplada com recursos do programa Investe Turismo
Estado busca solução com governo federal para reverter saída de Caxias do Mapa do Turismo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros