Frei Jaime: a vida é a soma das diferentes fases, que vão se sucedendo ao longo dos anos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião31/08/2019 | 05h00Atualizada em 31/08/2019 | 05h00

Frei Jaime: a vida é a soma das diferentes fases, que vão se sucedendo ao longo dos anos

O movimento existencial é extraordinário, pois favorece infinitos aprendizados e conduz à maturidade 

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer do sábado é sempre portador de alento e de serenidade... Passos mais leves, coração com jeito de quietude, pensamentos mais distantes... A vida é uma saudável invenção diária! Sejamos capazes de reinventar a felicidade a cada amanhecer... 

Despeça-se de suas fases. É no movimento de passagem que criamos espaço para o novo que há de chegar. Reinaugure-se diariamente.” (Pe. Fábio de Melo)

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

A vida é a soma das diferentes fases, que vão se sucedendo ao longo dos anos. O movimento existencial é extraordinário, pois favorece infinitos aprendizados e conduz à maturidade. Porém, é necessário despedir-se de uma fase para que a outra chegue. A possibilidade de construir passagens permite a chegada de algo novo. É comum as pessoas terem dificuldade de aceitar o encerramento de uma fase da vida, pois o que é novo sempre provoca incertezas.

A natureza é portadora de muitos ensinamentos, através das diferentes estações. O inverno se despede para que a primavera possa chegar. Porém, é o rigor do inverno que proporciona o mais intenso colorido primaveril. As pessoas também enfrentam diferentes estações. Algumas são portadoras de dores profundas. Mas assim como o inverno também se despede, os sofrimentos passam e abrem a possibilidade para o florescimento da maturidade. A cada amanhecer, no entanto, é preciso reinaugurar-se, afastando o pessimismo, a rotina e a insatisfação, para efetivar o otimismo e a gratidão. 

A capacidade de estar sempre em movimento espanta o drama do envelhecimento e da incerteza em relação ao amanhã. O único dia que pode ser vivido é o hoje. O ontem faz parte da história, mas não pode ser resgatado, apenas recordado. Sempre existe algo novo querendo chegar. Estar atento é uma forma de incrementar os dias e experimentar a sensação de estar em pleno processo de renovação. 

Normalmente as pessoas estão em busca de algo novo. É comum relegar ao esquecimento que a maior novidade é estar vivo e já ter construído, até o presente momento, uma história muito significativa. Viver cada fase é uma dádiva. Despedir-se daquilo que deve ir é sabedoria, pois sempre tem algo querendo chegar. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!        

 Leia também
Menino com paralisia cerebral precisa de ajuda para comprar alimentação especial em Caxias
Jovem de 21 anos é presa em flagrante por receptação de mercadorias furtadas de caminhão em Caxias
Trecho da Marquês do Herval ganha segunda pista em Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros