Frei Jaime: a lágrima mais pesada - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião03/08/2019 | 05h04Atualizada em 03/08/2019 | 05h04

Frei Jaime: a lágrima mais pesada

Muitas pessoas derramam facilmente lágrimas, por motivos diversos

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado é bem-vindo e saudado por todas as idades! Um pouco mais de alento, um intervalo mais prolongado e muita intensidade na convivência! Viver é bom demais! Feliz sábado!

A lágrima mais pesada é aquela que não cai.” 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

A lágrima é uma importante barreira física, do sistema imunológico, para proteção do olhos e é formada por água, sais minerais, proteínas e gordura. Os olhos precisam de lágrimas para o bom desempenho de suas funções. Mas o coração também necessita de lágrimas para transbordar suas emoções. Muitas pessoas derramam facilmente lágrimas, por motivos diversos. Por outro lado, alguns desconhecem se possuem ou não lágrimas, pois guardam seus sentimentos sob sete chaves.

 Não derramar lágrimas é reservar somente para si os melhores e piores momentos da vida, é não permitir a espontaneidade e a expressão do que vai no coração. Sim, a lágrima mais pesada é aquela que não cai, não rola no rosto marcado pelas exigências e sofrimentos do cotidiano. As diferenças são facilmente percebidas: existem pessoas mais emotivas e outras nem tanto. O problema não reside nas diferenças, mas na decisão de permitir ou não a manifestação espontânea dos sentimentos. Da mesma forma como as pessoas esboçam largos sorrisos, deveriam autorizar os olhos a derramar lágrimas. Não é um ato de fraqueza chorar, mas expressão de profundo sentimento. 

Muitos problemas emocionais seriam evitados se houvesse maior liberdade em traduzir o que vai nas profundezas do ser. Como é leve a vida daqueles que repartem o que sentem, que escutam uma opinião, que não abrem mão da espontaneidade e que favorecem espaço para o livre movimento dos sentimentos. A lágrima que não cai provoca desconforto ao coração e torna-se um peso na alma. O equilíbrio humano tem tudo a ver com a administração das próprias lágrimas. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!         

 Leia também:
Inmet emite alerta para neve em 13 municípios da Serra
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em Veranópolis
Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Esplanada em Caxias


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros