Encontro de sabores e saberes culinários, 3º Garibaldi Gastrô se inicia nesta quinta-feira - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Gastronomia14/08/2019 | 14h50Atualizada em 14/08/2019 | 15h20

Encontro de sabores e saberes culinários, 3º Garibaldi Gastrô se inicia nesta quinta-feira

Evento terá mais de 20 chefs convidados para ministrar oficinas, além de degustações e refeições harmonizadas

Encontro de sabores e saberes culinários, 3º Garibaldi Gastrô se inicia nesta quinta-feira Augusto Tomasi/Divulgação
Jantar a bordo da Maria Fumaça será o punto culminante do evento, na sexta-feira à noite Foto: Augusto Tomasi / Divulgação

Foi ao dominar o fogo que o homem se tornou cozinheiro. Com essa pensata, o chef Rodrigo Bellora explica o conceito por trás da terceira edição do Garibaldi Gastrô, tão simples quanto abrangente: Na Brasa.

— Procuramos oferecer aos chefs convidados uma linha de raciocínio que dialogue com a cultura da região. Na primeira edição trabalhamos o conceito "a vapor", como uma homenagem ao trem. Na segunda, "a fermentação", por estarmos na capital do espumante. A brasa também tem a ver com a Maria Fumaça, mas tem uma relação com a gastronomia como um todo, que é outro traço muito forte da Serra — explica Bellora, comandante do restaurante Valle Rústico e presidente da Associação Garibaldi Gastrô. 

Reunião de alguns dos mais consagrados chefs da região, além de convidados de fora do Estado e até mesmo do país, o Garibaldi Gastrô se firma a cada ano como um dos principais eventos gastronômicos da Serra Gaúcha, com oficinas, degustações a refeições temáticas, culminando num jantar a bordo da Maria Fumaça. Se não for em números, certamente pela mescla perfeita de culinária, cultura e identidade, promovendo um envolvimento comunitário cada vez maior. 

Para o evento que ocorre nesta quinta e na sexta-feira, por exemplo, a localização é uma atração à parte, uma edificação cujo legado histórico é tão rico quanto desconhecido do público em geral. As oficinas irão ocorrer no Hotel Mosteiro São José, construído no final do século 19 para abrigar as Irmãs de São José, religiosas enviadas à região para ensinar as filhas dos imigrantes italianos. Em 1972, o convento agregou a atividade hoteleira. Em 2017 ganhou um memorial com mais de três mil objetos que contam a história da Congregação das Irmãs de São José, que se inicia na França, no século 16.

— Essa parceria foi uma grande vitória. Sempre tivemos uma relação muito boa com as freiras e imaginamos que este seria o lugar ideal para realizar esta edição, pela sua importância histórica e cultural. Mas não foi uma liberação tão fácil, pois não depende só delas. Foi preciso consultar a matriz da congregação, que entendeu que poderia ser uma oportunidade legal também para o Mosteiro marcar seu posicionamento. Em anos anteriores tivemos chefs que ficaram hospedados e ficaram encantados. Especialmente pela cozinha, é claro — conta Bellora.

Entre os mais de 20 nomes que emprestam seu prestígio ao terceiro Gastrô estão Lucas Corazza, confeiteiro e jurado do programa Que Seja Doce, do canal pago GNT; Marcos Livi, proprietário de bares e restaurantes em São Paulo e criador do A Ferro e Fogo, evento semanal no Parador Hampel, em São Francisco de Paula; além do uruguaio Martín Lavecchia, proprietário do restaurante FOC, de Montevidéu, e um dos mais respeitados cozinheiros do país vizinho.

— Um dos principais objetivos do evento é trazer novidades e oxigenar nosso setor gastronômico. Para os profissionais é uma grande oportunidade de troca, de abrir a cabeça para novas ideias e conhecimentos. Chegamos a essa edição com muitas parcerias e uma programação incrível, posso dizer que estamos no ápice desse evento.

Programe-se
O quê:
3º Garibaldi Gastrô
Quando:
Oficinas e degustações quinta (15) e sexta-feira (16). Jantar na Maria Fumaça sexta, às 20h.
Onde:
Hotel Mosteiro São José (Rua Buarque de Macedo 3.590), em Garibaldi
Quanto:
Oficinas a R$ 200 por dia (meia entrada para estudantes e idosos). Jantar a R$ 220. À venda em garibaldigastro.eventize.com.br ou pelo telefone (54) 3462-2755.

Programação
Quinta-feira
14h: chefs Gabriel Lourenço e Marcio Avila. Tema: Conexão artesanal SP/RS
15h: chef Giordano Tarso. Tema: Acém: Desmembrando e cozinhando 10 cortes
16h: Degustação pocket Azeites Verde Louro com a participação do chef Mauro Cingolani
16h15min: chef Lênin Palhano. Tema: A defumação no Mar e no Campo
17h30min: Degustação com a Vinícola Garibaldi _ taça & trufa
18h: Chef Marcos Livi. Tema: Fogo
19h30min: Fênix Drinks. Tema: Equilíbrio em Coquetéis
20h: Coquetel com os chefs Israel Bertamoni e Roberto Zucolotto

Sexta-feira
8h: Café da manhã no Mosteiro São José
8h30min: Oficina de cafés com o barista da Tres
9h30min: chefs Rodrigo Bellora e Odete Bettú Lazzari. Tema: Culinária da imigração e pré-imigração
10h30min: chefs Rene Seifert, Tiago Misturini e Charlie Tecchio. Tema: Fermentação Natural Descomplicada
11h45min: Degustação de espumantes com a Vinícola Peterlongo
12h15min: Almoço no Mosteiro São José preparado pelos chefs locais: Pastas&Ragu
14h: Chef Martin Lavecchia (Uruguai). Tema: A importância de trabalhar com o produtor amigo
15h30min: Chef Marcelo Schambeck. Tema: Comida urbana: o sul como inspiração
17h: Chef confeiteiro Lucas Corazza. Tema: Torta de chocolate 70% com pipoca doce
20h: Jantar a bordo da Maria Fumaça

Leia também
Sônia Hermoza Padaria abre espaço para exposições de arte
Exposição que exalta vivências femininas abre nesta quinta-feira, em Caxias
Agenda: ingressos para show inspirado nos musicais da Broadway estão à venda em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros