Curta produzido em Bento, "Lola 27" joga luzes sobre questões LGBT  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Cinema09/08/2019 | 08h00Atualizada em 09/08/2019 | 08h00

Curta produzido em Bento, "Lola 27" joga luzes sobre questões LGBT 

Estreia ocorre nesta sexta, na Fundação Casa das Artes

Curta produzido em Bento, "Lola 27" joga luzes sobre questões LGBT  Vagão Filmes/Divulgação
Drag Lola é personagem central de filme Foto: Vagão Filmes / Divulgação

A descoberta da identidade é tema quase inesgotável a inspirar filmes e livros aos montes, geralmente ambientados na fase adolescente das personagens. O curta-metragem Lola 27 também aborda essa temática, porém, com as perspectivas voltadas para a figura de uma drag queen. Com estreia prevista para esta sexta (9), às 19h30min, em Bento Gonçalves, o trabalho ganha originalidade ao abordar o universo das questões de gênero por meio do olhar de um jovem adulto que adentra desconhecidos mundos quando se monta como drag.

Leia mais:
Em Caxias, nova geração de drags usa personagens contra o preconceito

A produtora do curta, Giana Milani, conheceu Alcides Furlin (Lola) na época da escola. Foi ela quem sugeriu ao diretor Rodrigo De Marco fazer um filme em que o amigo fosse protagonista. O resultado é uma obra documental de 21 minutos, custeada via Fundo Municipal de Cultura, na qual depoimentos e performances revelam a força estética, identitária e representativa de Lola.

—  O legal do documentário é que é um gênero que permite que contemos histórias de várias pessoas através de apenas um personagem. Muitas drags são como o Alcides, como a Lola, muitas passaram por processos semelhantes, ao mesmo tempo que todas possuem histórias únicas — aponta Giana.

Para construir esse mosaico de informações sobre a vida de Alcides e sobre suas descobertas como Lola, o diretor e a produtora elegeram visões femininas. Eles decidiram entrevistar somente mulheres no curta: a mãe, a irmã e duas amigas de Alcides.

— Além de valorizar essa visão das mulheres, as entrevistadas são as pessoas mais importantes do mundo para ele — justifica De Marco, escritor que faz sua estreia como diretor com Lola 27.

O personagem principal aparece em cena tanto como Alcides quanto como Lola, personagem que apresenta em bares de Porto Alegre. Além de explorar as diferenças básicas entre eles — Alcides é um estudante de Engenharia introvertido, enquanto Lola é puro glamour, ousadia e alto astral —, o documentário também buscas os elos entres essas duas personas de uma mesma pessoa. 

— O Alcides fala que a Lola ajudou muito ele a se soltar, tem essa força que a gente tenta passar, fala também de resistência ao abordar questões da sexualidade — aponta o diretor. 

Para dar conta do potencial artístico da drag Lola, o filme é costurado por uma performance dela gravada no palco da própria Fundação Casa das Artes, onde ocorre o lançamento desta sexta. A trilha escolhida foi a sensorial Drive Into The Night, da cantora uruguaia Phoro, que cedeu os direitos para o filme.

— Ela (cantora) está super empolgada — festeja De Marco. 

Moradores de uma cidade conservadora como Bento Gonçalves, Giana, Rodrigo e Alcides também colocam no filme um potencial revolucionário, já que a obra chama atenção para questões muitas vezes marginalizadas em âmbito local. Não seria exagero dizer que Lola 27 está construindo representatividade.

— É um filme para desconstruir, para incomodar no bom sentido, abrir a cabeça das pessoas. Essa é a minha ideia sempre que se fala de arte — diz o diretor. 

PROGRAME-SE
:: O quê: estreia do curta-metragem documental Lola 27, de Rodrigo De Marco. Após a exibição, haverá bate-papo com a presença dos produtores e da personagem Lola.
:: Quando: nesta sexta (9), às 19h30min.
:: Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127), em Bento Gonçalves.
:: Quanto: entrada franca.

Leia também:
Exposição que abre nesta sexta, em Caxias, convida público a sentir as texturas da natureza
Caxias tem iniciativas que incentivam a moda autoral neste fim e semana
Conheça personagens da série global "Desalma", gravada na Serra


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros