Conheça os jovens que comandam duas das maiores malharias da Serra - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pensamentos de moda30/08/2019 | 16h19Atualizada em 30/08/2019 | 16h19

Conheça os jovens que comandam duas das maiores malharias da Serra

Eduardo Anselmi e Ruberlei Zanatta foram criados em meio ao maquinário

Conheça os jovens que comandam duas das maiores malharias da Serra Montagem sobre as fotos de Fabio Grison e Angelo Dal Bó / Divulgação/Divulgação
Foto: Montagem sobre as fotos de Fabio Grison e Angelo Dal Bó / Divulgação / Divulgação

Eles nasceram entre máquinas de costura, malhas e tramas e foram incorporando o universo da moda em suas vidas. Eduardo Anselmi é de Farroupilha. Já Ruberlei Zanatta, de Caxias. Os sobrenomes enunciam também duas grifes referenciais do setor de malharia neste lugar chamado Serra gaúcha. Nas empresas que atuam, afirmam seu gosto e pensamento sobre a vida cotidiana e o mundo. Confira:

Eduardo Anselmi

Cogestor da malharia Anselmi, Eduardo Anselmi
Foto: Angelo Dal Bó / Divulgação

Eduardo Anselmi diz que desde que se conhece por gente vive entre malhas e a moda. A mãe, Maria de Lourdes, era costureira e ele brincava com retalhos de tecidos. Desde então, a malharia virou o negócio dos Anselmi, em Farroupilha.

– Fui criado entre o maquinário, sempre fui uma criança extremamente cuidadosa. Imagino isso como um legado – reflete ele, 41 anos, expert em programação de máquinas, que se apresenta como um cogestor da empresa, mas que também já pensou em ser um aventureiro da National Geographic.

Para o empresário, a sofisticação está aliada à autenticidade e sustentabilidade.

– Estamos numa era de consumo de produtos de baixa qualidade. Precisamos afirmar a preocupação com o sustentável. Queremos ser conhecidos pelas pessoas como uma empresa diferente – pondera Eduardo, pontuando um valor da marca Anselmi: – Desejamos nos sentir melhores como ser humanos.

Eduardo diz que é visto como “muito crítico” dentro da empresa. Para desopilar, acampa nos Aparados e na Serra catarinense, onde também anda de bicicleta.

– Meu Deus é a natureza. Sou um sonhador, penso no que fazer para que daqui a 20, 30 anos,  eu tenha novas perspectivas para o mundo – conta ele, que é casado com Daiane e pai da Iolanda.

Bom gosto: menos é mais
Satisfação é: ser autêntico
Mau gosto: sair como um outdoor ambulante

Ruberlei Zanatta

Diretor da malharia Zanatta, Ruberlei Zanatta.
Foto: Fabio Grison / Divulgação

Ruberlei Zanatta lida com máquinas e peças de malha desde pequeno, quando os pais Umbelino Zanatta e Lory Pierina Zanatta mantinham um pequeno negócio no porão da casa. Aos 15 anos, já estava ajudando. E agora, aos 45, comanda a produção de mais de 40 mil peças ao ano. Os números desafiam o “diretor geral e faz tudo” da Malharia Zanatta, em Caxias, mas a emoção também o move.

– Brinquei muito no meio das máquinas, jogava bola entre elas. Não me lembro de pensar em outra coisa.

A Zanatta faz moda para homens, o que exige atenção específica sobre o vestir masculino. Por isso, ele recorre ao aprendizado familiar.

– Quando viajava com meu pai para Milão parávamos para tomar um café e ficávamos observando as pessoas na rua, vendo a moda. Me tornei muito observador, consigo captar as coisas pelo visual, buscando a novidade, o bom gosto.

Ruberlei e a Zanatta encontraram seu espaço criando coleções refinadas, com detalhes e preocupações sustentáveis.

– Nos preocupamos com elegância, refinamento e o olhar artesanal para o processo de produção. Isso é o futuro – acredita ele, que é casado com Andréia e pai do Guilherme e da Bárbara.

Uma peça curinga: malha decote v liso, tom sóbrio, 100% algodão
Elegância é: gentileza, educação e naturalidade
Um nome da moda: Ermenegildo Zegna

Leia também
Viver e morrer no "Matão": Heranças da escravidão em uma comunidade quilombola na Serra
"Diminuir a vulnerabilidade das comunidades quilombolas é foco da atuação" diz presidente da Fundação Cultural Palmares
Caxiense Henrique Zattera precisa de votos para tocar no festival We Can Survive, nos Estados Unidos

Unidos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros