Sétima temporada da mostra Tum Tum Instrumental estreia neste domingo, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música19/07/2019 | 08h00Atualizada em 19/07/2019 | 08h00

Sétima temporada da mostra Tum Tum Instrumental estreia neste domingo, em Caxias do Sul

Festival ainda terá sete outras datas até março do ano que vem, somando 13 atrações

Sétima temporada da mostra Tum Tum Instrumental estreia neste domingo, em Caxias do Sul Ulisses Matandos/Divulgação
Moda de Rock vem de São Paulo para participar do festival Foto: Ulisses Matandos / Divulgação

A temporada que os fãs da música instrumental aguardam com a mesma ansiedade que os maníacos por séries estreia neste domingo e chega com oito episódios até o fim do ano. É o Tum Tum Instrumental, que em seu sétimo ano traz a Caxias do Sul mais uma amostra dos talentos musicais do Sul do mundo. Para abrir a mostra, duas atrações que marcam a mistura de ritmos característica do Tum Tum: o Duo Deno e a Moda de Rock. A apresentação será no Teatro Municipal Pedro Parenti, a partir das 19h. 

As 13 atrações deste ano foram selecionadas num universo da mais de 160 grupos inscritos através de chamada pública – uma iniciativa que se repete e demonstra a consolidação do festival na cena nacional e latino-americana. Outra boa ideia que se repete são as dobradinhas,  dois shows na mesma noite, promovendo uma integração entre diferentes vertentes, referências e sotaques. Será certamente o caso do pontapé inicial deste domingo, com dois duos (com o devido perdão da redundância) que parecem se multiplicar no palco pela diversidade de elementos que inserem na sua música. 

Duo Deno, composto por Fernando Pezão e Arthur de Faria
Duo Deno, de Porto Alegre, tem Arthur de Faria e Fernando PezãoFoto: Marcelo Curia / Divulgação

O duo deno, por exemplo, mistura piano, bateria, acordeom, bandolim e até piano de brinquedo, além da voz (também um instrumento a serviço da música).  Tal mistura só podia sair das mentes criativas dos gaúchos Arthur de Faria – produtor musical e autor de mais de 50 trilhas para TV e cinema – e Fernando Pezão, baterista fundador da banda Papas da Língua e que integrou outros conjuntos históricos, como Almôndegas e Musical Saracura. Juntos, criaram o que chamam de Canção Popular Melodramática (CPM), com músicas autorais inspiradas no universo de sentimentos de Adoniran Barbosa, Lupicínio Rodrigues e Fito Páez. 

A Moda de Rock, por sua vez, reúne dois expoentes da cena musica paulista, que têm em comum a viola caipira como instrumento. Mas, como o nome entrega, Ricardo Vignini e Zé Helder tiram da viola riffs e solos roqueiros, prestando um tributo ao ritmo de Chuck Berry e Elvis Presley. Uma combinação inusitada, mas que já se provou de sucesso. A dupla já gravou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Kiko Loureiro (Angra e Megadeth) e Edgard Scandurra (Ira!), entre outros. 

Até março do ano que vem, o Tum Tum Instrumental terá outras sete datas. O line-up conta com Bixiga 70 (agosto), Duo Quintal RS + Kastrup & Grassmass (setembro), Rodrigo Nassif Trio  + As Tubas (outubro), Spok + Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul (novembro), Sovaco de Cobra RS + 2Real MG (janeiro) até o season finale com Choro das Gurias RS + Tatango (março). 

Programe-se
O quê
: Abertura da  7ª Temporada Tum Tum Instrumental, com Duo Deno e Moda de Rock
Quando: domingo, a partir das 19h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita (pede-se a doação de 1 quilo de alimento)

Leia também:
Bento Gonçalves terá programação solidária Rock do Bem
Garibaldi Gastrô reunirá 15 chefs em agosto
Festival Ô Churras BBQ chega a Caxias no fim de semana do Dia dos Pais
Caxias terá apresentação de stand up comedy em língua inglesa 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros