Secretária Estadual da Cultura participa da reunião-almoço da CIC, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Políticas Públicas29/07/2019 | 10h54Atualizada em 29/07/2019 | 11h29

Secretária Estadual da Cultura participa da reunião-almoço da CIC, em Caxias

Beatriz Araujo vai tratar do tema: Os benefícios e ganhos que a iniciativa privada pode obter com o incentivo à cultura

Secretária Estadual da Cultura participa da reunião-almoço da CIC, em Caxias Omar Freitas/Agencia RBS
"Queremos mostrar que o governo disponibiliza instrumentos para que a iniciativa privada, junto com poder púbico, possa criar ações para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos", revela Beatriz Araujo Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

A Secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araujo, participa nesta segunda-feira da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), de Caxias do Sul . Beatriz vai tratar do tema: Os benefícios e ganhos que a iniciativa privada pode obter com o incentivo à cultura. A plateia, geralmente formada por empresários e empreendedores, deve receber artistas, produtores culturais e representantes do poder público municipal da área cultural. 

Leia ainda
"Precisamos trabalhar em parcerias", defende Beatriz Araujo, no Congresso de Cultura, em Bento Gonçalves

Beatriz traz na bagagem experiência como gestora cultural, desde a década de 1980, quando organizava festivais de teatro em Pelotas. Além disso, como gestora pública teve experiência como secretária da Cultura de Pelotas, dos prefeitos Bernardo de Souza e Eduardo Leite, o atual governador.

Um dos enfoques do encontro será a explicação do que é o programa RS Seguro, recém-lançado pelo governo do Estado e também mostrar como a cidade pode vir a participar e se beneficiar com essa ação.

— O RS Seguro visa fazer um trabalho focado em cidades que têm violência bastante acirrada. Colhemos dados de 18 municípios, incluindo Caxias, que têm quase 50% da população do Estado, que são cidades nas quais esse programa vai atuar de forma mais precisa. Queremos mostrar que o governo disponibiliza instrumentos para que a iniciativa privada, junto com poder púbico, possa criar ações para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos — antecipa Beatriz.

O objetivo do encontro, reforça a secretária, é demonstrar que o governo Leite é favorável à transversalidade e ao diálogo como condições necessárias para imprimir ações importantes como política cultural.

— O trabalho de transversalidade entre secretarias visa resgatar algumas coisas que foram se perdendo com o tempo. Entre elas, preservar a cultura, reconhecer os valores locais e dar oportunidade aos jovens, porque acreditamos que isso diminui a criminalidade.

À tarde, a partir das 14h, ocorrerá o encontro Conversa sobre Cultura, também na CIC. Serão duas palestras seguidas de debate. Rafael Balle, diretor do Departamento de Fomento da Secretaria da Cultura do Estado, vai tratar do tema Conheça o funcionamento da Lei de Incentivo à Cultura, e Jeanine Pocholski, coordenadora de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon, disserta sobre Investimento Cultural: Case Randon.

— A ideia é que a secretária Beatriz Araujo aborde um pouco da relação do governo com a iniciativa privada e trate por cima a respeito das mudanças que estamos prevendo para as leis de fomento. E a minha fala será complementar, pois vamos abordar o funcionamento da Lei de Incentivo Estadual. Estamos na fase de construir as alterações e aperfeiçoamento da lei — revela Rafael Balle.

Essas rodas de conversa, que têm ocorrido em várias cidades, demonstram que as alterações da lei serão realizadas em parceria com a comunidade.

— Eu entendo que, tanto para produtores como para empresários, é uma oportunidade ímpar esse encontro. Não apenas para quem quer conhecer como funciona a lei, mas também para nos ajudarem a construir um sistema de financiamento público melhor. Ainda mais em um momento como este em que estamos vivendo. Queremos ir na contramão desses movimentos e fazer um exercício de escuta para construirmos as alterações em conjunto — defende Balle.

REUNIÃO-ALMOÇO
O quê:
Reunião-Almoço com a Secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araujo, abordando o tema Os benefícios e ganhos que a iniciativa privada pode obter com o incentivo à cultura
Quando: segunda-feira, dia 29, às 12h
Onde: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).
Quanto: R$ 57 (associados) e R$ 80 (não-associados)
Informações e reservas: 54 3218.8042 e 3218.8061

CONVERSA SOBRE CULTURA
O quê:
Conversa sobre Cultura com Rafael Balle (SEDAC) e Jeanine Pocholski (Instituto Elisabetha Randon)
Quando: segunda-feira, dia 28, entre 14h e 15h30min
Onde: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).
Quanto: Entrada franca
Informações e reservas: 54 3218.8042 e 3218.8061

Leia também
Conheça mais sobre a fé dos senegaleses que vivem em Caxias
Sociedade por João Pulita
Tríssia Ordovás Sartori: seja árvore 
Projeto de lei pretende criar Galeria de Arte Urbana na Praça das Feiras

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros