Frei Jaime: a vida é capaz de surpreender quando bem estruturada e encaminhada - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião24/07/2019 | 05h40Atualizada em 24/07/2019 | 08h40

Frei Jaime: a vida é capaz de surpreender quando bem estruturada e encaminhada

Além de preparar-se para dar conta da satisfação das necessidades básicas, é mais do que importante dar um significado aos dias

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quarta-feira chega e nos convida a recomeçar... Como é bom sentir-se com vida e com muitos motivos para continuar vivendo... Alguns problemas tentam nos desnortear, mas não desistimos por nada deste mundo. Então, vamos lá para viver este dia 24 de julho! Feliz dia! 

 “A forma mais elevada da inteligência humana é a capacidade de observar sem julgar.” (Krishnamurti)

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

A vida é capaz de surpreender, quando bem estruturada e encaminhada. Além de preparar-se para dar conta da satisfação das necessidades básicas, é mais do que importante dar um significado aos dias e armazenar recursos intelectuais, emocionais e espirituais suficientes para responder às questões existenciais. Os intervalos entre uma crise e outra têm diminuído significativamente. Cada vez mais a vida tem sido exigente com todos, inclusive com aqueles que têm uma boa reserva material. 

A exigência não se situa na quantidade de problemas, mas na incapacidade de manter-se sereno diante das diferentes situações do cotidiano. Tem dias que os ventos das dificuldades são extremamente velozes, impossibilitando permanecer de pé. Em outros momentos, algumas notícias quase roubam a respiração. É evidente que a maior parte do que se sucede diariamente são coisas boas, mas as mesmas não são celebradas com vivacidade e entusiasmo. 

Apesar de tudo, não tem outra escolha que seja realmente digna: é necessário continuar apostando em soluções e saídas para equilibrar as emoções e estabilizar a razão, no intuito de viver mais levemente. A maior parte das pessoas gasta uma parcela significativa de tempo com julgamentos, que não rendem outra coisa a não ser decepções. 

A forma mais elevada de inteligência é ser capaz de observar, ouvir e assimilar sem a pretensão de julgar. Cada pessoa tem uma história de vida, impossível de ser compreendida apenas com um simples olhar. Como é importante amar, ao invés de julgar. O amor dimensiona a inteligência num patamar excepcional. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!          

 Leia também
Após sessão tumultuada, Câmara de Bento aprova redução no fundo de servidores aposentados 
Vereador sugere instalação de posto da Guarda Municipal no antigo prédio do INSS de Caxias 
Prefeito de Caxias do Sul entra com ação na Justiça contra o vereador Rafael Bueno

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros