Frei Jaime: a presença diária da amizade torna os dias leves - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião20/07/2019 | 05h28Atualizada em 20/07/2019 | 15h02

Frei Jaime: a presença diária da amizade torna os dias leves

Uma amizade não nasce por um decreto, simplesmente acontece e se fortalece com as crescentes trocas

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado desponta para anunciar a chegada do final de semana... é bom acordar sem pressa, sentindo a proteção do céu... é maravilhoso ter mais tempo para ficar em casa, lugar da espontaneidade e da felicidade... Temos muito que agradecer! Hoje a gratidão se faz prece pelos AMIGOS! Dia 20 de julho: dia da Amizade! 

“O abraço é o laço que faz o amigo virar abrigo.” 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

 A presença diária da amizade torna os dias mais serenos e leves. É impossível imaginar como seria a vida sem amigos. A amizade será sempre uma forma admirável e louvável de amor. Um simples olhar, uma palavra, a capacidade de escuta, o abraço sincero e a presença calorosa faz com que a vida seja vivenciada com intensidade e esperança, graças à terna presença das pessoas amigas. Não depende da quantidade, pois uma amizade sincera é avaliada pela qualidade e pela consistência do pertencimento. 

Uma amizade não nasce por um decreto, simplesmente acontece e se  fortalece com as crescentes trocas. É sempre emocionante iniciar uma nova amizade, pois a sensação é de vida nova, novo horizonte e muita empolgação. O desejo, no princípio de uma amizade, é ficar sempre em contato, detalhar a vida, encher de perguntas, sentar à mesa, organizar um passeio e até incrementar uma diversão. O Livro Sagrado acena para uma dimensão valorosa da amizade: ‘quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro.’ 

A verdadeira amizade não precisa de cobranças, não quantifica os favores e se eterniza na compreensão. Afinal, diante de um amigo é um dos poucos lugares onde cada um pode simplesmente ser, sem precisar formular longas explicações. A linguagem mais eloquente de uma amizade está expressa na intensidade de um abraço, que até tranca, por uns instantes, a respiração. 

O afeto presente num abraço é o mais aconchegante abrigo, que alcança à vida a certeza de que vale a pena continuar a caminhar e superar os obstáculos. No dia do amigo e em todos os dias, gratidão a essa maravilhosa forma de amor que encanta o viver. Que cada abraço expresse a afetividade de um abrigo sereno e seguro. Bênção! Paz & Bem!                        
 

Leia também:
Sétima temporada da mostra Tum Tum Instrumental estreia neste domingo, em Caxias do Sul
Escritora Maristela Scheuer Deves prepara lançamento do livro "O Baú dos Contos de Fadas"
Cia. Municipal de Dança estreia novo espetáculo nesta sexta, em Caxias  
 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros