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Nutrição 18/06/2019 | 17h19Atualizada em 18/06/2019 | 17h19

Quer melhorar a sua memória? Confira alimentos que podem ajudar

Dicas são da professora do curso de Nutrição da FSG, de Caxias

Quer melhorar a sua memória? Confira alimentos que podem ajudar Diego Vara/Agencia RBS
Dicas são da professora do curso de Nutrição da FSG, de Caxias Foto: Diego Vara / Agencia RBS
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Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes esquecemos de algo que deveríamos ter feito, não é? Os episódios de esquecimentos e perda de memória se tornaram muito frequentes, até mesmo pelo excesso de informações que o nosso cérebro recebe diariamente. Outros fatores como sono irregular e uma alimentação com poucos nutrientes também colaboram para isso. 

Os alimentos, por serem fonte de energia, ajudam no funcionamento cerebral. No entanto, os que apresentam elevado teor calórico e poucos nutrientes, como os farináceos e açúcares, não promovem benefícios para a memória, você sabia?. 

Pensando nisso, reunimos uma lista de alimentos que podem ajudar a melhorar a sua memória. As dicas são da professora Ana Lucia Hoefel, do curso de Nutrição do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), de Caxias do Sul: 

:: Cacau: pode ser obtido pelo consumo de chocolate, no mínimo 70% cacau, ou pode ser adicionado em preparações;

:: Maçã: tem elevada capacidade antioxidante;

:: Os berries (uva, mirtilo, açaí): são potentes antioxidantes, ajudam não apenas o cérebro, mas todas as células do corpo;

:: Nozes e castanhas: contém selênio e auxiliam na perfusão sanguínea no cérebro. Além disso, nozes são uma ótima fonte de melatonina, substâncias que ajudam em vários processos, incluindo a melhoria da qualidade do sono;

:: Cereais integrais: contêm energia e são fontes de vitaminas minerais e fibras. Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do cérebro;

:: Abacate: contém gordura monoinsaturada e além de potencializar o funcionamento cerebral, ajudam na redução da pressão arterial;

:: Ovos orgânicos: são excelente fonte proteica e de vitaminas, especialmente B12, B6, luteína e zeaxantina.

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