Nivaldo Pereira: o país dos memes - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião14/06/2019 | 13h00Atualizada em 14/06/2019 | 13h00

Nivaldo Pereira: o país dos memes

É fato: o Brasil se considera o país dos memes, e não houve ainda quem discordasse

Nivaldo Pereira: o país dos memes Luan Zuchi/
Foto: Luan Zuchi
Nivaldo Pereira
Nivaldo Pereira

nivaldope@uol.com.br

É fato: o Brasil se considera o país dos memes, e não houve ainda quem discordasse. Achamo-nos os melhores do mundo quando se trata de produzir e viralizar pela internet a junção de imagens e frases mesclando humor, ironia e total deboche em cima de situações cotidianas ou de temas mais sérios. Os memes seguem aquela atitude bem brasileira de “vamos rir para não chorar”. Esse fenômeno da era digital encontra ressonância perfeita no destacado lado geminiano do Brasil. País virginiano, “nascido” a 7 de setembro de 1822, o Brasil tem a Lua em Gêmeos conjunta com Júpiter. Tirar sarro é a nossa cara!

Leia mais
Nivaldo Pereira: pés para andar
Nivaldo Pereira: o mercado da mentira

A Lua indica a alma de um país, o jeito de ser de seu povo. A nossa configuração geminiana, amplificada pelo toque do jovial e espaçoso Júpiter, vai sugerir desde a tendência aos sincretismos culturais até um jeito moleque e descontraído de encarar a vida. Sim, isso pode descambar no pernicioso jeitinho brasileiro e em muita malandragem, mas também será matriz de uma postura maliciosa e descarada diante das dificuldades. Seriedade para quê, se podemos zoar? Entre Macunaíma e Pedro Malasartes, somos como o Bandido da Luz Vermelha, do filme homônimo, quando diz: “Quando a gente não pode fazer nada, a gente avacalha e se esculhamba”.

Então, num país que já produziu impagáveis ditados e tantas pérolas em para-choques de caminhões, vamos agora de memes, já que a linguagem é virtual. Não à toa, a cantora geminiana Gretchen teve sua carreira resgatada graças aos memes. A ex-rainha do bumbum virou rainha dos memes! Nesses tempos de famas efêmeras, estar no topo, mesmo sob intensa gozação, pode ser a glória. Tanto que a viralização fez Gretchen ser convidada para dançar num clipe da estrela pop Katy Perry, com mais de 86 milhões de visualizações no mundo todo! Meme é coisa séria, não?

Falando em seriedade, no mapa astrológico do Brasil, a Lua está em tensão com o Sol virginiano. Ou seja, levar tudo na graça e na esportiva não favorece a ordem e o zelo necessários para a afirmação do país. Convém saber a hora do fim do recreio. Mas sem perder a molecagem jamais...

Leia também
Dupla faz intervenção em protesto à limpeza feita pelo Executivo na cultura 
Conheça os artistas selecionados para o projeto Sons que Vêm da Serra
Grupo de Teatro (A)Temporal dá início a turnê pela Serra gaúcha neste domingo, em Caxias
Paulo Ribeiro lança novo romance neste sábado, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros