De Gardel a Roberto Carlos: Concerto do Dia dos Namorados reviverá clássicos no UCS Teatro - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música11/06/2019 | 16h30Atualizada em 11/06/2019 | 16h30

De Gardel a Roberto Carlos: Concerto do Dia dos Namorados reviverá clássicos no UCS Teatro

Orquestra Sinfônica da UCS sobe ao palco às 20h30min desta quarta

De Gardel a Roberto Carlos: Concerto do Dia dos Namorados reviverá clássicos no UCS Teatro Rafael Sartor/Divulgação
Foto: Rafael Sartor / Divulgação

Em julho de 1888, o compositor britânico Edward Elgar presenteou a poeta Carolina Alice Robers com uma peça para violino e piano capaz de traduzir em notas as dores e os afagos da paixão proibida – a família da noiva tentou, sem sucesso, impedir o relacionamento. Salut d’amour, que resistiu ao tempo e se tornou um clássico para os apaixonados, será o tema de abertura do Concerto Especial Dia dos Namorados, que a Orquestra Sinfônica da UCS apresenta nesta quarta-feira (12) à noite, no teatro do campus sede.

Além dos temas eruditos, a batuta do maestro Manfredo Schmiedt também guiará os músicos por canções populares, com a expectativa de embalar os apaixonados que forem ao UCS Teatro. Entram no repertório canções como Pra te lembrar, de Nei Lisboa, Paixão, de Kleiton & Kledir, e a imbatível Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos.

– Escolhemos um repertório que remete à temática do amor, da paixão – antecipa Manfredo.

O espetáculo terá como solistas convidados Darkson Magrinelli Rocha, clarinetista com passagem pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e Sandro Souza, compositor prata da casa que já se apresentou no Festival Internacional do Folclore da Coreia do Sul. Outro destaque da noite será a participação dos bailarinos de tango Valentin Cruz e Marlise Machado, emprestando ao concerto o envolvente tempero portenho.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 05/06/2017Ensaio da Orquestra Sinfônica da UCS, que vai iniciar a série Grandes Concertos. na foto: maestro manfredo schmiedt. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Maestro Manfredo Schmiedt está à frente da Osucs desde 2003Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

– O tango é uma dança visceral, apaixonada, onde tem contato físico e uma intensa expressividade do corpo. Então escolhemos Oblivion, do Piazzola, e Por una Cabeza, do Gardel, para os bailarinos dançarem simultaneamente com a Orquestra. Será um diferencial.

E não pense que o concerto é exclusivo para os apaixonados de plantão. Com tanto romantismo no ar, Manfredo garante que o espetáculo também é lugar ideal para aqueles que buscam uma história de amor.

– Só tem uma diferença entre solteiros e namorados, que é a pessoa ao lado (risos). Por que não iniciar o namoro com quem se ama no nosso concerto? Eu tive a felicidade de conhecer um casal bem jovem que começou o relacionamento no nosso último concerto do Dia dos Namorados. Então fica a dica – provoca o bem-humorado maestro.

Após o concerto alusivo às paixões e aos amores, a Orquestra da UCS volta aos palcos no dia 7 de julho, para espetáculo beneficente que revisitará clássicos dos Beatles, como Yesterday, Hey Jude e Can’t Buy Me Love.

AGENDE-SE
:: O quê:
Concerto Especial Dia dos Namorados, da Orquestra Sinfônica da UCS.
:: Quando: nesta quarta (12), às 20h30min.
:: Onde: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130), em Caxias do Sul.
:: Ingressos: de R$ 15 a R$ 50, à venda na UCS Store (Galeria Universitária), Pole Modas, Multisom do Iguatemi, Livraria do Maneco e blueticket.com.
:: Informações: pelo telefone (54) 3218-2610.

O PROGRAMA
:: Salut d’amour Op. 12, de Edward Elgar
:: Concerto para Clarinete e Orquestra Nº 1, de Carl Maria von Weber
:: Oblivion, de Astor Piazzola
:: Corpo, de Sandro Souza
:: Alma-me, de Sandro Souza
:: Pra te lembrar, de Nei Lisboa
:: Por una Cabeza, de Carlos Gardel
:: Estrela, estrela, de Victor Ramil
:: Paixão, de Kleiton & Kledir
:: Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos

Leia também:
Editora caxiense Belas Letras conquista prêmio nacional em São Paulo
Exposição em Caxias do Sul resgata legado artístico de João Baptista Machado Vieira
Agenda: Nei Lisboa faz show no Teatro Pedro Parenti em 22 de junho

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros