Saiba por que a empresa Plantiê, da Serra, é a mais sustentável do Brasil - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Meio ambiente17/05/2019 | 08h47Atualizada em 17/05/2019 | 11h36

Saiba por que a empresa Plantiê, da Serra, é a mais sustentável do Brasil

Há dois ano no mercado, ela venceu a 1ª edição do Prêmio Muda das revistas Vogue, Casa Vogue e Glamour

Saiba por que a empresa Plantiê, da Serra, é a mais sustentável do Brasil Antonio Valiente/Agencia RBS
Sócio proprietário da empresa, Mateus Serafim, segura o troféu do 1º Prêmio Muda Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Uma empresa jovem que busca unir o consumo consciente e a utilização de fontes renováveis, ao mesmo tempo em que soluciona incômodos do dia a dia: essa é a caxiense Plantiê. O carro chefe do negócio são os vasos autoirrigáveis, 100% reciclados e 100% recicláveis, com produção totalmente localizada na Serra gaúcha. No mercado há dois anos, a marca mega ligada à consciência ambiental tem se destacado nacionalmente e conquistou no mês passado o título de empresa de design mais sustentável do Brasil, vencendo da 1ª edição do Prêmio Muda das revistas Vogue, Casa Vogue e Glamour. 

— Aparecer na Vogue sempre foi um sonho. Quando a gente foi chamado para o voto público, eu vi que a Plantiê estava do lado das grandes como Malwee, Farm e Natura. Foi muito gratificante estar lá naquele momento, porque quando começamos sempre falávamos que iríamos aparecer na revista, só não sabíamos quando. Todo o trabalho da Plantiê foi voltado para esse momento — afirma o proprietário da empresa, Mateus Serafim. 

Aspirando a carreira de empreendedor desde cedo, o estudante de engenharia mecânica e projetista em 3D revelou o desejo de abrir seu próprio negócio para o hoje ex-chefe e sócio da Plantiê, Ricardo Takeo. A partir de dicas de Takeo, Serafim começou a desenvolver o projeto do vaso e aos poucos a ideia foi tomando forma. O produto funciona a partir da capilaridade — mesmo princípio físico dos lampiões —, quando a corda que passa rente ao fundo do recipiente molha, ela tende a levar a umidade por todo o comprimento e a planta se alimenta de acordo com suas necessidades. Serafim contou, também, com a parceria da estudante de design Clarissa Corteletti, responsável pela elaboração do design do produto e da marca.

— É muito louco porque tudo começou na cafeteria do Campus 8, com dois estudantes. A UCS foi e ainda é viabilizadora de muitas coisas. O professor Enor Tonoli, do StartUCS, foi quem me ajudou com toda a parte administrativa antes de começar e nunca cobrou nada por isso. Todos os professores e pessoas que me ajudaram nesse caminho sempre fizeram de coração aberto — confidencia. 

Atualmente, a Plantiê conta com revendedores em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Para o futuro, Serafim projeta o desenvolvimento de novos produtos ligados a sustentabilidade.

QUANTO CUSTA?
Disponível em diversas cores o vaso autoirrigável custa entre R$ 39,90 e R$ 79,90.

ONDE ENCONTRAR?
Para adquirir seu Plantiê, basta enviar uma mensagem para o (54) 99637-6315.

Leia também:  
Peça cearense abre temporada do Palco Giratório em Caxias do Sul
Agenda: "Nise: o coração da loucura" será exibido no sábado, no Sesc Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros