Randon vai construir memorial com prédios que remetem à trajetória da empresa em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória03/05/2019 | 15h23Atualizada em 04/05/2019 | 16h50

Randon vai construir memorial com prédios que remetem à trajetória da empresa em Caxias

Pedra fundamental da sede do complexo cultural será lançada na quarta-feira

Randon vai construir memorial com prédios que remetem à trajetória da empresa em Caxias Instituro Elisabetha Randon/reproduçaõ
Reprodução do projeto, que prevê prédios alusivos à ferraria, mecânica e ao pavilhão Foto: Instituro Elisabetha Randon / reproduçaõ

Uma das mais grandiosas histórias construídas na Serra gaúcha merece mais do que uma sala apertada, por mais que bem cuidada, para preservá-la. Na próxima quarta-feira, o lançamento da pedra fundamental do futuro Memorial Randon, no bairro Saint Etienne, em Caxias do Sul, será o início de uma obra que promete celebrar o legado da empresa cuja trajetória se mistura com a do desenvolvimento da cidade e do transporte de cargas no Brasil, além de servir de lição aos jovens que, na opinião do empresário Raul Randon, falecido há pouco mais de um ano, não enxergam o sucesso como uma construção lenta e gradual. 

– Quando tivemos a ideia de erguer o Memorial, por volta de 2008, desde o começo meu pai se mostrou favorável. A única coisa que ele pedia era que soubéssemos retratar o trabalho como era feito nos primórdios, para mostrar que tudo começa pequeno e devagar. Ele ficava muito aflito com a pressa dos jovens – conta Maurien Randon Barbosa, filha do empresário e diretora do Instituto Elisabetha Randon, responsável pelo Memorial. 

 Fachada Mecânica Randon, no Bairro Santa Catarina, década de 1950.
Mecânica Randon nos anos 1950, bem antes da empresa virar um grande conglomeradoFoto: Acervo Memorial Randon / Divulgação

Leia também
Caxias do Sul ganha espaço gastronômico com pizzas napolitanas e exposições de arte
Orquestra de Garibaldi e gaitista Ale Ravanello apresentam concerto de blues e jazz neste domingo
Nivaldo Pereira: perfume musical

O Memorial será construído numa área de 49 mil metros quadrados entre o Jardim Botânico e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com três mil metros quadrados de área construída. O complexo terá uma praça circundada por três prédios, que imitam a ferraria do patriarca Abramo Randon; a oficina mecânica em que os irmãos Hercílio e Raul deram início à empresa, em 1949; e o pavilhão onde foram montadas as primeiras carrocerias. Irão abrigar auditório, espaço gastronômico e sala de exposições, além do próprio memorial, que será voltado para receber estudantes e pesquisadores, principalmente das áreas de história e engenharia. Periodicamente, serão ofertados cursos e oficinas nas áreas de curadoria e preservação de documentos históricos.

– Desde 2016 o Memorial atende a pesquisadores, mas de forma muito restrita, geralmente por e-mail. A intenção é que a nova sede ofereça a possibilidade da consulta presencial, além de permitir conhecer a história da empresa através de nossas exposições temporárias e permanentes – destaca Ana Paula de Almeida, historiadora responsável pelo Memorial Randon.

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (24/04/2019)Instituto Elisabetha Randon irá lançar, no dia 8 de maio, a pedra fundamental do Memorial Randon, um complexo cultural que irá abrigar o acervo de memória do Grupo Randon e do transporte de cargas no Brasil. Entrevistamos a diretora do instituto, Maurien Randon Barbosa, e a coordenadora do Memorial, Ana Paula de Almeida.  (Antonio Valiente/Agência RBS)
Historiadora Ana Paula de Almeida gerencia o acervo composto por quase 35 mil itensFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Itens raros e materiais históricos

Ana Paula é a responsável por gerenciar um acervo de quase 35 mil itens que compõem o atual memorial, instalado numa pequena sala, não mais do que 30 metros quadrados, na sede do grupo. São documentos, reportagens, materiais publicitários, premiações, áudios e vídeos de diretores e funcionários, além de projetos originais dos primeiros produtos desenvolvidos pelos irmãos (Hercílio, falecido em 1989, era um inventor inquieto). Com a nova sede, o Memorial irá incorporar relíquias como o primeiro computador e o primeiro telefone da empresa, além de escalimetros, transferidores e outros acessórios de engenharia e mecânica. Parte da memorabilia é do acervo da família, outra parte foi doada por famílias de antigos funcionários.  

– A intenção é que não seja um arquivo morto, em que tudo está guardado para não ser mexido. Ao contrário, queremos que tenha uma funcionalidade social e cultural, que atenda à sociedade como referência da história da cidade de Caxias do Sul e do segmento do transporte de cargas no Brasil – pontua a historiadora.

Maurien acrescenta que a inspiração para a sede própria do memorial surgiu após uma visita ao Museu do Automóvel da Ulbra, que ficava junto ao também extinto Museu de Tecnologia da universidade sediada em Canoas. Aliou o interesse ao fato de que o terreno onde será feito o Memorial, por estar numa bacia de captação, não poderia receber uma nova empresa ou um condomínio residencial.

–  Recebemos a autorização para fazer alguma coisa que não dê tanto impacto ambiental, por isso aproveitamos para tirar do papel esse projeto, que irá proporcionar para Caxias um novo espaço cultural, educativo e de preservação de memória – ressalta.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto está em fase de captação de recursos, tendo a própria Randon como uma das empresas participantes. Qualquer previsão de inauguração irá depender, é claro, do andamento da obtenção dos recursos, que atualmente beira 50%. Com otimismo, Maurien acredita que até o final de 2021 o Memorial estará pronto para abrir as suas portas.

Leia também
"Natureza-morta em diálogo" à mostra a partir de sexta-feira, na Galeria Municipal
Marisa Formolo lança, nesta sexta-feira, obra que resgata os dias de Paulo Freire em Caxias
Tecnobrega da cantora Keila encerra programação do Festival Música de Rua em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros