Instituto de Leitura Quindim recebe a ilustradora portuguesa Mafalda Milhões - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Cultura30/05/2019 | 10h41

Instituto de Leitura Quindim recebe a ilustradora portuguesa Mafalda Milhões

Atividades culturais, educacionais e de sensibilização à leitura ocorrem nesta sexta e sábado, em Caxias

Instituto de Leitura Quindim recebe a ilustradora portuguesa Mafalda Milhões André Neves/Divulgação
Foto: André Neves / Divulgação

O assunto dessa semana na cidade é o desconto de 70% em vários produtos à venda no comércio de Caxias. A provocação é pra esfregar na nossa cara que, muitas vezes, pagamos mais pelo imposto contido no produto, do que o valor intrínseco do que estamos a comprar. E sabe que o mesmo argumento serve quando se trata de cultura? 

Por exemplo, chega nesta quinta-feira, dia 30, à Caxias, a Mafalda Milhões. Talvez alguém aí, lendo o jornal, ao deparar-se com a foto da Mafalda pergunta-se: "Mas vem fazer o que em Caxias?". Estamos muito acostumados a pagar imposto abusivo, e nos resignamos, da mesma forma que enxergamos a cultura como um produto que precisa servir para alguma coisa de útil, como se o valor sensível necessariamente precisasse ter um valor econômico, senão é nulo.

A portuguesa Mafalda Milhões tem pencas de produtos. Sim, o livro é um produto e está à venda, mas Mafalda traz em si, um valor maior que é o de ativar vidas através da literatura e da ilustração. Mafalda é a atração desta semana no Instituto de Leitura Quindim, onde faz sessão de lançamento do mais recente livro Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, publicado pela editora Abacatte, participa ainda de bate-papos e encontros de formação com leitores, pais e filhos e professores, e abre uma exposição com 14 desenhos desse livro, que é o primeiro a ser lançado no Brasil, além de uma surpresa:

— Agora, tem uma notícia pra te dar. Consegui preparar a surpresita que eu queria. Eu levo mais 12 ilustrações que são surpresa e só posso dizer que foram feitas de propósito para estar aí — diz Mafalda, em um áudio enviado ao presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

O valor disso tudo, como se percebe, está além do que os olhos podem ver ou do que se pode tabular em planilhas de Excel, porque trata-se de pensamentos, de ideias, de sensibilidade, e mesmo que pareça chover no molhado, trata-se de humanismo.

— A Mafalda, para mim, é uma expoente da ilustração em Portugal, ela é uma referência para quem pensa e estuda esse mundo da imagem. Ela é uma ativista que se preocupa com as questões sociais — observa Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim, com sede no Moinho da Cascata, em Caxias.

 CAXIAS SO SUL, RS, BRASIL 19/12/2018O Instituto Quindim foi inaugurado no fim de novembro e conta com mais de 5 mil livros voltados ao público infanto-juvenil. Todos estão à disposição do público.Público: crianças, jovens e adultos de todas as idades. Como o instituto conta com equipe, os pais podem deixar as crianças e depois buscá-las. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Instituto de Leitura Quindim é um espaço inspirado no empreendimento Histórias com Bichinho que é uma livraria, espaço de atividades literárias e uma galeria de Arte, criada por Mafalda Milhões, em PortugalFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Alguém que se preocupa com as questões sociais, educacionais e culturais, neste atual contexto brasileiro, é taxado de gente comunista, que motiva a baderna e a balbúrdia. Hoje também é o Segundo Dia Nacional da Defesa da Educação, movimento que pretende ocupar as ruas do Brasil, na mesma vibe do que ocorreu no último dia 15, quando mais de 1 milhão de pessoas foi às ruas questionar cortes e contingenciamento de verbas.

— Se ela tiver tempo, vamos levar ela, sim, na manifestação, porque é um tema importante na visão dela — defende Volnei.

A principal atração de sexta-feira é o bate-papo online com a participação de Mafalda Milhões, Volnei Canônica e Renata Nakano, diretora do Clube de Leitura Quindim, sobre o livro ilustrado e a Literatura Infantil em Portugal e no Brasil. 

No sábado, ocorrem três atividades, na primeira, das 9h às 12h, Mafalda participa do Centro de Estudos e Pesquisa do Instituto de Leitura Quindim falando sobre a infância, o livro ilustrado e a importância da formação de leitores. A partir das 14h30min, Mafalda ministra uma oficina para famílias sobre criatividade, ilustração, afeto e biblioteca. E às 17h, ocorre abertura da exposição e lançamento do livro Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente.

Depois de Caxias, Mafalda segue para Porto Alegre, e na sequência, participa das feiras do livro de Joinville e de Brasília, por onde deixa uma pouco mais do rastro do valor sensível da literatura. Agraciados somos nós, que a recebemos primeiro, e podemos lhe dar as boas-vindas, e esperançosos por essa ponte aérea Caxias - Lisboa, cada dia mais vívida e profícua.

SEXTA-FEIRA
18h30min: Bate-papo on-line com a participação de Mafalda Milhões, Volnei Canônica e Renata Nakano, com o tema Literatura Infantil em Portugal e no Brasil: um oceano de possibilidades

 Instituto de Leitura Quindim recebe a ilustradora portuguesa Mafalda Milhões, que lança o livro Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente. A ilustração faz parte do livro e estará à mostra em Caxias
Uma das ilustrações que estará na exposição de Mafalda Milhões, que ficará à mostra no Instituto de Leitura Quindim, no Moinho da CascataFoto: reprodução / reprodução

SÁBADO
9h às 12h: Mafalda participa de bate-papo sobre a infância, o livro ilustrado e a importância da formação de leitores. Investimento: R$ 50.
14h30min às 16h30min: Escritora ministra oficina sobre criatividade, ilustração, afeto e biblioteca. A ação é voltada para famílias. Investimento: R$ 15.
17h: Inauguração da exposição e lançamento do livro Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente.

Mais informações
institutodeleituraquindim@gmail.com
(54) 3211-2541 e (54) 9 9905-4255

Leia também
Filme italiano "A Garota na Névoa" estreia em Caxias
Agenda: Nei Lisboa faz show em Caxias no dia 22 de junho 
André Costantin: Hard & Harvard
Agenda: escritora caxiense Helô Bacichette lança "Depois do Começo" neste sábado, no Zarabatana Café

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros