Frei Jaime: sinceridade é a verdade com amor - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião18/05/2019 | 05h03Atualizada em 18/05/2019 | 05h03

Frei Jaime: sinceridade é a verdade com amor

A sinceridade é muito mais do que uma qualidade humana, é uma questão de elegância e de caráter

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado chega trazendo serenidade... como é bom sentir a paz transbordando, a leveza invadindo as profundezas do ser... Mas bom mesmo é ter fé! Feliz sábado!

"Sinceridade é a verdade com amor."

O cotidiano é marcado por diferentes manifestações e atitudes. Além de viver, cada pessoa escolhe seu jeito de ser e respectivas posturas diante dos acontecimentos e até dos sentimentos. A sinceridade é muito mais do que uma qualidade humana, é uma questão de elegância e de caráter. Sem sinceridade, a convivência se fragiliza, os relacionamentos experimentam fragmentações e o amor corre o risco de ser debilitado.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Ser verdadeiro é uma opção humanizadora, que carrega consigo um preço e um risco. Apesar do que possa acontecer, ser sincero é mais digno. A sinceridade não precisa de muitas explicações, nem de argumentos. O mesmo não acontece com a mentira, que transborda diferentes matizes e se desdobra em contradições, explicitadas em muitas versões. Culturalmente a verdade se apresenta, em alguns lugares, acompanhada de rigidez, numa esfera distante do amor. Por outro lado, onde há amor, a verdade se torna portadora de luz, não cria nenhum choque, afasta a rispidez, para estar acompanhada da ternura.

A falta de habilidade em verbalizar a verdade parece ser uma constante nas relações humanas.  O certo é que a verdade nunca machuca, mesmo que possa chocar, num primeiro momento. O que pode causar mal-estar é a forma como ela é apresentada, pois nem todos estão preparados para acolher a real versão de alguns fatos. Entre amigos, muitas vezes, a verdade não circula serenamente. Em algumas situações, todos sabem a versão de alguns fatos, mas ninguém têm coragem de abordar, sem emocionalizar, a pessoa interessada.

A sinceridade é a verdade com as belas expressões do amor. Antes de dizer a verdade para alguém, é necessário amar essa pessoa, pois somente o amor é capaz de estreitar os laços, quando aborda serenamente as diferentes situações, que estão aguardando por explicações e soluções. Primeiro é necessário amar e depois ajudar quem necessitar acolher a verdade. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Jogador do Esportivo é preso em operação contra o tráfico de drogas em Bento Gonçalves
Na cozinha: conheça o segredo por trás do pãozinho que diminui a ansiedade

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros