Frei Jaime: seja sempre gentil; o mundo é um bairro pequeno - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião25/05/2019 | 05h02Atualizada em 25/05/2019 | 05h02

Frei Jaime: seja sempre gentil; o mundo é um bairro pequeno

 Não é difícil tratar bem as pessoas, basta um pouco de equilíbrio, bom humor e compreensão

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado é leve... Como é necessário aliviar o passo, olhar mais calmamente, sentir a própria respiração, ler o que está nas entrelinhas... A semana, muitas vezes, é feita só de velocidade... O que anima é a certeza de que Deus caminha lado a lado, pois Ele entende os passos e também os compassos... Feliz sábado!

"Seja sempre gentil. O mundo é um bairro muito pequeno."

A gentileza já construiu muitas histórias com começo, meio e final feliz. Não existe uma explicação razoável, mas algumas pessoas passam dias, semanas e meses sem exercitar a magia embutida na gentileza. As consequências da falta de gentileza são pontuais: tristeza, sintomas desconfortáveis, distanciamentos e pouco brilho no olhar.

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

Não é difícil tratar bem as pessoas, basta um pouco de equilíbrio, bom humor e compreensão. Não há necessidade de abandonar a seriedade e o profissionalismo, para criar laços com aqueles que cruzam os diferentes caminhos do mundo. Ser próximo de pessoas difíceis não é uma obrigação, mas um aprendizado que pode render maturidade, serenidade e aquela alegria que não tem  explicação. Ninguém é obrigado a ser íntimo, mas nada justifica atitudes de afastamento e desejos maldosos. Se amar faz a pessoa feliz, não é compreensível a existência de pessoas que odeiam. É nobre deixar que cada pessoa tenha seu jeito. Claro, numa eventual oportunidade faz bem sugerir mudanças de comportamento e, ao mesmo tempo, aceitar que o outro também manifeste seu ponto de vista.

Críticas construtivas deveriam ser sempre bem-vindas, independentemente de quem as faz. Nenhuma pessoa se sustenta emocionalmente só com aplausos. Os melhores momentos de crescimento quase sempre são acompanhados pela crise. A gentileza é uma semente que germina, cresce e produz frutos saboroso. Se o mundo é um bairro muito pequeno, o reencontro com as pessoas é inevitável. Quem desejou o bem, terá o bem como retorno. Ser gentil não cansa. O que esgota é ter que continuamente reconstruir os estragos dos desafetos. Viver é algo fora do comum. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Descubra quais os benefícios da dieta ayurvédica
Festival de rock arrecada fundos para tratamento de ex-integrante do Casa das Máquinas
Polícia acredita que mulher encontrada morta em Bom Jesus tenha sido assassinada por mais de uma pessoa

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros