Frei Jaime: o cotidiano é o espaço das diferentes manifestações emocionais - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião16/05/2019 | 05h05Atualizada em 16/05/2019 | 05h05

Frei Jaime: o cotidiano é o espaço das diferentes manifestações emocionais

O segredo reside na pessoa que direciona o olhar: cada qual vê do seu jeito e a partir do seu universo

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sono é sempre insistente... quando chega a hora de levantar, aumenta a vontade de dormir... ainda bem que sabemos enfrentar esses pequenos e até bem humorados desafios! Vamos lá! A quinta-feira nos espera! 

A gente fala que está tudo bem, mas é cada respirada funda que a gente dá.” 

O cotidiano é o espaço das diferentes manifestações emocionais. Num mesmo dia é possível sorrir, silenciar, falar e até derramar lágrimas. O autocontrole deveria desconhecer intervalos, uma vez que nem sempre é possível conservar constância nos pensamentos e nos sentimentos. A expressão ‘está tudo bem’ virou corriqueira. Muita gente, mesmo não estando bem, acaba dizendo que está bem, sim. Não poucas vezes o semblante trai as palavras. Pronunciar palavras não é difícil, o mesmo não acontece com os traços do rosto.  Quanto maior a convivência, mais fácil de compreender o que se passa nas profundezas da alma. Respirar fundo, diante de determinadas situações, tornou-se algo bem comum. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

 É possível respirar profundamente diante de uma grande alegria, de uma surpresa nunca imaginada, de uma decisão há muito aguardada. A falta de paciência também obriga encher exageradamente os pulmões de oxigênio. Um levantamento estatístico poderia mostrar que o ato de respirar fundo está mais próximo das situações exigentes do que dos momentos alegres. Respira fundo quem acha que as forças se esgotaram, que o desfecho não será bom, que a esperança desmoronou que a alegria foi passear e esqueceu de voltar. Não falta com a verdade quem diz que está tudo bem, mesmo que a situação seja precária. Enquanto a pessoa formula a frase, para tentar dizer que está tudo bem, as melhores energias são agrupadas, no intuito de transformar o pior em melhor. 

Os contratempos não avisam e quando chegam não pedem licença para adentrar. Com o tempo, respirar fundo passa a ser uma forma natural de se recompor e continuar dando significado à existência. Viver é mesmo encantador. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!    

Leia também
Cabeleireiro conhecido por preparar misses é encontrado morto em Farroupilha
Esposa de bicheiro alvo de operação em Gramado movimentava cerca de R$ 500 mil em conta bancária
Na cozinha: aprenda fazer a cuca dois amores

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros