Edição carioca do Mississippi Delta Blues Festival inicia na próxima quinta-feira - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Música16/05/2019 | 08h00Atualizada em 16/05/2019 | 11h55

Edição carioca do Mississippi Delta Blues Festival inicia na próxima quinta-feira

Com mais de 50 shows, versão "export" do tradicional festival caxiense ocorre de 23 a 25 de maio, no Rio de Janeiro

Edição carioca do Mississippi Delta Blues Festival inicia na próxima quinta-feira Felipe Nyland/Agencia RBS
A cantora norte-americana J.J. Thames, a "Mississippi Diva", será uma das principais atrações do festival Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Com a expectativa de levar para a Cidade Maravilhosa a atmosfera do original caxiense, daqui a uma semana o Mississippi Delta Blues Festival dará início à sua primeira edição "estrangeira", na região portuária do Rio de Janeiro. A exemplo do festival já consagrado no Largo da Estação Férrea, serão três dias (quinta, sexta e sábado), 32 horas de programação e mais de 50 shows distribuídos por seis palcos, alguns deles reproduzindo iniciativas já tradicionais como o Magnolia Stage, dedicado às vozes femininas, e o Front Porch Stage, a "casinha". A expectativa é de que mais de três mil pessoas passem pelo centro cultural Hub RJ, que concentra a maior parte dos shows, e pelo Mississippi Delta Blues Bar, a filial carioca do bar dos sócios caxienses Toyo Bagoso e Rodrigo Parisotto.

Entre as atrações, figuram alguns dos principais nomes que passaram em edições recentes do MDBF, como o guitarrista britânico Ian Siegal, a cantora norte-americana J.J. Thames e os guitarristas Igor Prado (SP) e Big Gilson (RJ). Figurinhas carimbadas da cena gaúcha também estarão presentes, como as bandas porto-alegrenses Ale Ravanello Blues Combo e Hard Blues Trio; o guitarrista itinerante Ícaro Chaves e a banda caxiense Mamma Doo, que irá se apresentar junto com o saxofonista Pedro Strasser. E ainda haverá shows inéditos para o público brasileiro, como o da cantora canadense Dawn Tyler e o trombonista norte-americano Big James.  

— Por ser a primeira edição, nós apostamos em trazer artistas que passaram pelo festival e, de alguma forma, fizeram a diferença. São músicos que vão ajudar a trazer para o Rio a energia que o público sabe que vai sentir a cada edição em Caxias — destaca o empresário e curador do festival, Toyo Bagoso.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 24/11/2017 - A 10ª Edição do Mississippi Delta Blues Festival ocorre nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, na Estação Férrea, em Caxias do Sul. NA FOTO: Camila Dengo & Mamma Doo (RS). (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
A banda caxiense Mamma Doo, da vocalista Camila Dengo, marcará presença no Rio de JaneiroFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O primeiro MDBF RJ terá como tema a "Bottle Trees Edition", levando para o Rio a ambientação do festival de 2016, alusiva às árvores com garrafas nas pontas dos galhos, um dos símbolos da cultura do Sul dos Estados Unidos _ berço do blues. Vale lembrar que o MDBF caxiense deste ano, confirmado para os dias 21, 22 e 23 de novembro, terá o tema Mardi Gras, inspirado no carnaval de New Orleans.

— Tão legal e tão importante quanto a parte musical é o viés educacional. De trazer para o Rio não apenas o ritmo, mas tudo o que envolve a cultura do blues, que é muito rica. No Rio nunca houve uma junção das bandas tocando num mesmo evento temático. Vamos passar para o público algo que é muito comum nos Estados Unidos, que já virou tradição também em Caxias e agora chega até aqui — ressalta Toyo. 

Na dúvida?
Ainda há ingressos disponíveis para o MDBF RJ. O custo é de R$ 125 a R$ 310, de acordo com a modalidade (naturais e moradores de Caxias e do Rio de Janeiro têm direito a pagar meia entrada). Também há opção de passaporte para as três noites. A programação e o serviço podem ser conferidos em mdbfrj.com.br. As vendas ocorrem pelo site sympla.com.br

Leia também:
Multiartista Ivan Zigg participa de encontro em Caxias
Agenda: exposição "Noturnos", de Sérgio Lopes, é atração no Antiquário Art Rarus  
Agenda: Mr. Preller faz show no Zero 54, nesta quinta
Grupo de dança da Apae Caxias disputa estadual do festival Nossa Arte 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros