Dia da Toalha reúne fãs da cultura nerd em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

25 de maio25/05/2019 | 20h34

Dia da Toalha reúne fãs da cultura nerd em Caxias

Encontro foi realizado neste sábado, no Reffugio Arte Café

Dia da Toalha reúne fãs da cultura nerd em Caxias Siliane Vieira/Agência RBS
Recifense participou do encontro pela primeira vez Foto: Siliane Vieira / Agência RBS

Fazia algum tempo que o recifense Lindenberg Farias, 21 anos, procurava algum evento alusivo ao Dia da Toalha pela Serra. Morando em Farroupilha há quase cinco anos, ele encontrou sua turma neste sábado à tarde, no Reffugio Art Café, em Caxias. A iniciativa ocorre anualmente para homenagear o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, e consequentemente, celebrar o amor pela cultura pop, nerd e geek. Lindenberg teve acesso ao evento pela primeira vez e já saiu com uma menção honrosa na competição de cosplay. Ele desfilou vestido de Homem-Aranha. 

— Conheço a data e sempre ia em encontros deste tipo lá em Recife. Quando vi que ia ter aqui, pensei "tenho que participar" — disse, animado. 

O desfile costuma ser o ponto alto do Dia da Toalha, e que nesta sexta edição contou com a participação de 10 cosplayers. O mais novo deles foi Miguel Felipetto de Oliveira, 10 anos, que foi exibir a fantasia de Naruto recebida de presente pela mãe, a professora Magda.

— Ele gosta bastante deste mundo de anime, de heróis, lê bastante. Eu apoio, acho que temos que valorizar a cultura e os artistas locais que se movimentam para isso acontecer, temos que prestigiar — incentivou Magda. 

Dia da Toalha em Caxias, desfile de cosplay
Foto: Siliane Vieira / Agência RBS
Na foto,  Aparecida Pinheir e Dieniffer Ferrão, mãe e filha que homenagearam A Casa de Papel
Mãe e filha homenagearam "A Casa de Papel"Foto: Siliane Vieira / Agência RBS

Também em família estavam duas personagens que chamaram bastante atenção durante o desfile de cosplay. Aparecida Pinheiro, 47, e Dieniffer Ferrão, 17, mãe e filha moradoras de Caxias, homenagearam a série A Casa de Papel. Enquanto a adolescente vestiu-se como uma das personagens da série, a mãe representou o sentido literal do título da série desfilando por lá com uma fantasia de papelão — também conhecida como "cospobre" pela simplicidade.

Dia da Toalha em Caxias, desfile de cosplay
Foto: Siliane Vieira / Agência RBS

— Fizemos tudo hoje de manhã, fomos no mercado pedir caixa de papelão e depois montamos. As ideias são todas dela — disse a bem-humorada costureira Aparecida, apontando para a filha.

Vencedora do primeiro lugar no desfile, a estudante de Publicidade Lúcia Pezzi, 20, homenageou a série Star Wars, uma das favoritas entre os cosplayers. Ela participou pela primeira vez e usou uma fantasia que pertence ao grupo do qual faz parte, o Posto Avançado Caxias - Star Wars.

— Vim vestida de caçador de recompensas, mas a recompensa real é poder ver a alegria do pessoal, tirar foto com as crianças — festejou ela.

O Dia da Toalha em Caxias é uma iniciativa independente da curadora de arte Mona Carvalho, do artista plástico Rafael Dambros e do ilustrador Wagner Carsten. Cerca de 150 pessoas participaram do encontro deste ano, que também contou com mostra de quadrinhos, esculturas, miniaturas, etc.

— A ideia é não deixar o dia 25 de maio passar em branco e valorizar quem gosta e trabalha com isso. Além disso, encontros assim sempre acabam aproximando as pessoas da arte e isso é muito bom — justificou Mona. 

Dia da Toalha em Caxias, desfile de cosplay
Terceiro e primeiro lugar do desfile são fãs de "Star Wars"Foto: Siliane Vieira / Agência RBS

Leia também:
Conheça as locadoras de Caxias do Sul que resistem à era do streaming
Pedro Guerra: danos permanentes
"Os interesses da cultura estão acima dos interesses políticos", defende Gilberto Freyre Neto

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros