Descubra quais os benefícios da dieta ayurvédica - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde24/05/2019 | 13h48Atualizada em 24/05/2019 | 13h51

Descubra quais os benefícios da dieta ayurvédica

Filosofia médica oriental tem como princípio a preservação da saúde por meio do equilíbrio entre físico e espiritual

Descubra quais os benefícios da dieta ayurvédica Antonio Valiente/Agencia RBS
Instrutor de dieta ayurvédica ítalo-brasileiro, Jay Paramesvara Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Derivada do sânscrito, a palavra Ayurveda é composta de duas partes: "ayus" que significa vida e "veda" que pode ser traduzido como conhecimento ou ciência. Nesse sentido, a filosofia médica oriental de raiz indiana, criada há cerca de 6 mil anos, tem como princípio a preservação da saúde por meio do equilíbrio entre físico, mental, emocional e espiritual. A alimentação tem um papel fundamental nessa busca, ao menos é o que explica o instrutor de dieta ayurvédica ítalo-brasileiro, Jay Paramesvara:

_A alimentação ayurvédica trabalha com a lógica de que, quando há algo em excesso, é preciso ingerir o que é oposto. Dentro dessa filosofia acreditamos que a alimentação é uma prevenção para doenças. Afinal, nós somos o que comemos. 

Praticante da cultura védica há 35 anos, Paramesvara esteve em Caxias do Sul durante esta semana para ministrar uma oficina de preparo do Chapati, pão indiano sem fermentação, produzido a partir da farinha integral, água e sal. Muito tradicional nos países árabes, esse alimento traz diversos benefícios para o intestino e sistema cardiovascular, por exemplo. O instrutor revela que para seguir a alimentação ayurvédica é necessário estar atento aos agrotóxicos e aos doshas —três temperamentos biológicos predominantes, chamados de pitta, vata e kapha (veja o abaixo). Além disso, Paramesvara comenta sobre a relevância dos pensamentos na preparação dos alimentos, visto que todas as emoções são injetadas na comida. 

—A pessoa que cozinha deve ter uma boa mentalidade, porque tudo o que você pensa passa para os alimentos que estão sendo preparados. Enquanto você está cozinhando, deve estar agradecendo, pensando em carinho e em amor. 

Adepta da da alimentação ayurvédica há alguns meses, Silvana Guedes de 48 anos afirma sentir mudanças significativas na disposição, desde que começou a consumir, em especial, o Chapati: 

—É algo notório. Eu percebo que meu corpo está mais regulado e que eu estou mais saudável. 

Sobre o segredo para uma vida sadia, Paramesvara confessa: 

—Para estar bem a pessoa deve buscar a harmonia entre sua alimentação e sua mente. A chave para uma vida saudável é moderação, o equilíbrio—

QUAL O SEU DOSHA?
A Ayurveda entende que o ser humano é influenciado pelos cinco elementos do universo: terra, água, fogo, ar e espaço. A maioria das pessoas tem em si a mistura de dois doshas.

Pitta (fogo e água)
Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. 
É indicada a ingestão de alimentos quentes, como sopas e cremes. Evitar saladas e ingredientes crus.

Vata (espaço e ar)
São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. 
Recomenda-se refeições frias e deve-se evitar temperos fortes.

Kapha (terra e água)
Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. 
Não é indicado o consumo de alimentos frios, gordurosos, doces e sal em excesso. 
 

Leia também:  
Novo museu de Farroupilha celebra imigrantes italianos e produção de uva e vinho
Nei Lisboa é atração em Caxias no dia 22 de junho

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros