Com cosplayers e exposição de action figures, Dia da Toalha ocorre neste sábado, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Orgulho Nerd24/05/2019 | 08h00Atualizada em 24/05/2019 | 08h00

Com cosplayers e exposição de action figures, Dia da Toalha ocorre neste sábado, em Caxias

Atividades serão realizadas no Reffugio Art Café, das 15h às 19h

Com cosplayers e exposição de action figures, Dia da Toalha ocorre neste sábado, em Caxias Lucas Amorelli/Agência RBS
Coleção de action figures de Gustavo Canevese será uma das atrações do Dia da Toalha em Caxias Foto: Lucas Amorelli / Agência RBS

Trilogia. Conjunto de três trabalhos artísticos que se complementam. Certo? Não necessariamente, pois quando falamos do autor britânico Douglas Adams (1952-2001), alguns conceitos podem alcançar a velocidade da luz e extrapolar os limites do sistema solar. Foi assim que ele deu vida à famosa "trilogia de cinco livros" O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma das obras de ficção científica mais cultuadas da literatura.

Leia mais:
Caxias terá programação do Dia da Toalha em 25 de maio

Não por menos, o criador e sua obra são homenageados anualmente em 25 de maio, o Dia do Orgulho Nerd — carinhosamente chamado de Dia da Toalha, uma referência ao item indispensável a qualquer viajante interestelar. Em Caxias do Sul, a data terá programação especial no Reffugio Art Café, neste sábado (25), das 15h às 19h.

Entre as atrações, desfile de cosplayers com direito a premiação, exposição de esculturas do artista plástico Guilherme Adamatti e combo de produtos literários da Editora Culturama (responsável pela publicação dos quadrinhos Disney no Brasil), do estúdio Tesla HQ (com quadrinhos como Aka e as Lutas Bestiais e Os Novos Atlantes) e da livraria do Arco da Velha.

Esculturas de Guilherme Adamatti serão atração no Dia da Toalha de Caxias do Sul
Esculturas de Guilherme Adamatti também estarão expostas no Reffugio Art CaféFoto: Guilherme Adamatti / Divulgação

Também marcarão presença o artista baiano Cláudio G., que trabalha com pintura e finalização de action figures, miniaturas realistas de personagens da cultura pop, e uma pequena amostra da coleção do caxiense Gustavo Canevese. Para se ter uma ideia, Canevese tem mais de 300 action figures, entre personagens da Marvel, da DC Comics e de sagas como Star Wars e Piratas do Caribe:

— É uma paixão que vem do cinema. (A coleção) começou por acaso. Eu estava pesquisando no Google e descobri a Hot Toys, que é a empresa mais famosa no ramo de colecionáveis. Acabei comprando um, depois outro, mais outro... e hoje já são mais de 300 personagens. Para o evento, vou levar parte da Liga da Justiça e algumas peças feitas sob encomenda pelo Cláudio G., como Pennywise, o palhaço de It — antecipa o colecionador.

A versão caxiense do Dia da Toalha, realizada desde 2014, é fruto da parceria entre os artistas Rafael Dambros e Wagner Carsten com a curadora cultural Mona Carvalho, que admite não ser nerd, embora tenha "muitos amigos apaixonados por essa cultura". Para Mona, o evento tem contribuído para estreitar laços entre os amantes desse mundo repleto de vilões como Darth Vader e Thanos e de heróis como Mulher Maravilha e Harry Potter.

História em quadrinhos Dies Irae, do coletivo Tesla HQ
Quadrinhos produzidos pela Tesla HQ também ganharão destaque no eventoFoto: Reprodução / Divulgação

— É uma oportunidade para que as pessoas descubram as possibilidades da cultura nerd. Quem participa do Dia da Toalha começa a enxergar tudo isso com outros olhos e pode, inclusive, se aproximar. Sem falar que, muitas vezes, é por meio da cultura pop que as pessoas começam a se interessar por outras manifestações artísticas, como o cinema e as exposições de arte — defende a organizadora.

Com tantas referências ao universo geek, o Reffugio Art Café será parada obrigatória para os nerds de plantão. Desde, é claro, que não esqueçam a toalha em algum ponto distante da galáxia.

PROGRAME-SE
:: O quê:
6º edição do Dia da Toalha em Caxias do Sul.
:: Quando: neste sábado (25), das 15h às 19h.
:: Onde: Reffugio Art Café (Rua Tronca, 3485, junto à Casa Paralela).
:: Quanto: entrada gratuita para quem estiver com uma toalha em mãos.

Leia também:
Iron Maiden em Porto Alegre: veja os valores dos ingressos para o show
Banda Mamma Doo realiza maratona de shows enquanto se prepara para MDBF no Rio
Agenda: tributo a banda Queen é atração na sexta, no Teatro Murialdo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros