Bento Gonçalves sedia o 3º Congresso Estadual de Cultura - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cultura14/05/2019 | 17h19Atualizada em 14/05/2019 | 17h19

Bento Gonçalves sedia o 3º Congresso Estadual de Cultura

Encontro ocorre entre os dias 15 e 17 de maio, com entrada franca

Bento Gonçalves sedia o 3º Congresso Estadual de Cultura José Stefanon/divulgação
Edição de 2018 também ocorreu em Bento Gonçalves. Neste ano, diversos representantes do governo, iniciativa privada e produtores cultuais buscam resolver problemas do setor Foto: José Stefanon / divulgação

Há vários argumentos na pauta da Cultura que justificam e até mesmo sentenciam o penoso contexto brasileiro da cena. Mas, e quem disse que não é em momentos de dificuldade e escassez que surgem as melhores oportunidades? 

Esse sopro de esperança que vem através da fala do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, deve permear o tom das conversas, debates e grupos de trabalho do Congresso Estadual de Cultura, que inicia quarta-feira, dia 15, e segue até sexta-feira, dia 17, em Bento Gonçalves

As palestras ocorrem na Fundação Casa das Artes e os grupos de trabalho se reúnem no Dall'Onder Grande Hotel. A entrada é franca e as inscrições ainda podem ser feitas através do site da entidade.

O tema do encontro é O Financiamento à Cultura em Debate, e contará com integrantes do Conselho, secretários de municipais e estadual da Cultura, além de agentes e produtores culturais, comunidade artística e empresas que financiam a cena. O secretário de Cultura de Caxias, Joelmir da Silva Neto, disse que não estará presente ao encontro.

Do governo federal, estará presente Odecir Prata, diretor do Departamento de Fomento, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, pasta vinculada agora ao Ministério da Cidadania, já que a Cultura deixou de ter status de ministério. 

Na programação do Congresso, mais de 30 palestrantes de renome nacional e internacional e diversas apresentações artísticas. Na mesa que discute Os Impactos da Economia Criativa, na quinta-feira às 11h20min, haverá presença do músico e produtor caxiense Luciano Balen. Foi estendido também um convite às empresas Randon, para que possam dar um testemunho de como a iniciativa privada percebe as leis de fomento.

Conforme revela Marco Aurélio Alves, presidente do Conselho Estadual, a expectativa é a melhor possível, principalmente porque contará com a presença da secretária Estadual de Cultura Beatriz Araujo. 

— Esperamos contar com a comunidade, porque é um momento ideal e preciso para que possamos ouvir, debater, discutir, ponderar e analisar o sistema de financiamento no Rio Grande do Sul. Podemos pensar se ele é adequado ou não, se é burocrático ou não, se a aplicação está sendo bem feita ou não, se as empresas que investem estão satisfeitas com o retorno que estão tendo, se os artistas estão sendo contemplados e se os produtores estão conseguindo realizar o seu trabalho — argumenta, Marco Aurélio, citando a cadeia do processo criativo.

Evandro Soares, secretário de Cultura de Bento Gonçalves, deseja chegar ao fim das atividades com argumentos que possam demonstrar à população gaúcha porque é importante investir e estimular ações culturais.

— Como resultado prático, primeiro, eu gostaria que a sociedade valorizasse a Cultura, porque de um modo geral as pessoas ainda não têm esse entendimento. Não gostaria apenas que os governos, municipais e estadual apenas mantivessem os mecanismos de incentivo, mas que se discutisse um fomento ainda maior e com mais recursos a investir — defende Evandro Soares.

Importante destacar que tanto o Executivo, através do governo do estado, quanto o Legislativo, através da Assembleia Estadual vão realizar audiências públicas, tendo o Conselho Estadual como interlocutor desse cenário. Em resumo, o 3º Congresso tem tudo para ficar marcado na história, também por causa do contexto histórico, mas sobretudo por aproximar extremos dessa cena para que sentem à mesa, cara a cara.

PROGRAMAÇÃO:
Quarta-feira, dia 15 de maio:

18h30min - Abertura com a Camerata Jovem da OSPA
19h30min - Performance Teatro da Crueldade. Despindo o Abuso - Um Grito Contra a Violência Sexual e o Abuso Sexual, de Marcelo Restori
19h40min - Palestra inaugural com o ator Werner Schünemann
20h40min - Um Solo Para a Identidade desta terra, com Pirisca Greco

Quinta-feira, 16 de maio:
9h -  - As Organizações da Sociedade Civil e os Coletivos
10h20min - O Sistema S e Suas Ações Culturais
11h - Performance A Voz das Ruas, com o Coletivo Universo
11h10min - Os Impactos da Economia Criativa
14h - O Financiamento Espaços Culturais
14h30min - O financiamento dos coletivos criativos
15h10min - Performance de afirmação negra em honra a ancestralidade, com Indiara Tainan e Thiago D'Ossanha
15h30min - A Visão dos Financiadores
16h20min - Ausência de financiamento
17h30min - Audiência Pública Ações Especiais do FAC
18h15min - Grupos de Trabalhos: O Financiamento à Cultura
20h - Espetáculo Bela, Eu Feroz _ uma metáfora de nós mesmos

Sexta-feira, 17 de maio:
9h - Os Grandes Eventos e seu Financiamento
10h20min - O Município e a Cultura
11h40min - O Estado Financiador das Políticas Públicas
14h - Encontro de todos os Grupos de Trabalho para as conclusões sobre o financiamento
15h45min - Intervenção Surdas Emoções - Legenda para quem não ouve, com Carilissa Dall'Alba e Helenne Sanderson
16h - Audiência Pública da Assembleia Legislativa sobre o financiamento à Cultura
17h30min - Apresentação das conclusões do Congresso

As palestras ocorrem na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bento Gonçalves) e os grupos de trabalho se reúnem no Dall'Onder Grande Hotel (Rua Herny Hugo Dreher, 197 - Planalto, Bento Gonçalves)

Inscrições gratuitas no site.

Leia também
Bar e restaurante no Parque dos Pinheiros, em Farroupilha, abrem nesta semana
Novo pub entra em campo em Caxias
Agenda: OSUCS apresenta concerto inspirado na Tropicália, neste domingo
Adriana Antunes: contos de fadas
Surdos traduzem metáforas em sarau poético, neste sábado, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros