Frei Jaime: o segredo reside na calmaria que cada um pode construir dentro de si - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião16/04/2019 | 05h41Atualizada em 16/04/2019 | 05h41

Frei Jaime: o segredo reside na calmaria que cada um pode construir dentro de si

Ser contemplativo, num mundo em contínuo movimento, é ser capaz de fazer o tempo parar para absorver a harmonia do universo

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A terça-feira da Semana Santa amanhece lentamente... a claridade chega sem fazer barulho... assim é o amor no coração humano: não tem pressa, não é inquieto, simplesmente vai ocupando os espaços vazios, proporcionando felicidade... Que a espiritualidade sustente as horas desta nova jornada.... Amém!

Acho que é disso que estou precisando: parar de correr tanto e contemplar a calma de ser feliz com o que já tenho.” (Matheus Rocha)

A vida será sempre o maior de todos os eventos. Motivos para celebrar a existência não faltam. Independentemente da idade e da situação social, todos são portadores de detalhes maravilhosos, fatos extraordinários e realizações incríveis. A liberdade é uma preciosidade e, ao mesmo tempo, uma necessidade. Impossível ser feliz sem deixar a liberdade se movimentar entre a racionalidade e a afetividade. A vida é recebida gratuitamente, o jeito de viver é conquistado. É necessário um longo tempo para amadurecer e compor harmoniosamente uma postura, que seja capaz de entrelaçar a interioridade com a exterioridade.

A ânsia de acumular bens tem impedido a possibilidade de ser realmente autêntico, sem aquela necessidade de ter que mostrar constantemente aos outros o que não recebeu o selo da convicção. Ter coisas é um dos momentos da vida. Ser alguém para si mesmo é o que realmente importa. Entre calçadas, asfalto e caminhos de terra, pessoas de todas as tonalidades estão em alta velocidade, quase sem espaço para respirar naturalmente. Não são poucos os que desconhecem a calma, os gestos e a fala pausada. A grande maioria ainda não assimilou a melhor maneira de lidar com a ansiedade dos pensamentos e do coração.

Ser contemplativo, num mundo em contínuo movimento, é ser capaz de fazer o tempo parar para absorver a essência do belo e a harmonia do universo. Convém não esperar que o mundo seja menos veloz. O segredo reside na calmaria que cada um pode construir dentro de si. Ser feliz com o que já foi conquistado é uma escolha, uma opção, um dom.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros