Fãs programam eventos especiais para acompanhar a estreia  da 8ª temporada de Game of Thrones - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

O fim de uma era12/04/2019 | 13h14Atualizada em 12/04/2019 | 14h03

Fãs programam eventos especiais para acompanhar a estreia  da 8ª temporada de Game of Thrones

Primeiro episódio irá ao ar neste domingo às 22h

Fãs programam eventos especiais para acompanhar a estreia  da 8ª temporada de Game of Thrones Felipe Nyland/Agencia RBS
Aficionada pela série há quase 10 anos, Alessandra Teixeira promoverá evento especial para comemorar a chegada da nova temporada Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Se você não conhece ou nunca ouviu falar de Game of Thrones, lamento, mas pode ser que nos últimos oito anos tenha vivido em uma bolha. Escolhida como a série mais popular do mundo em 2017 pela Parrot Analytics, empresa de dados que mede a demanda mundial de audiência por conteúdo televisivo, a produção original do canal por assinatura HBO chega ao seu último ano em 2019. Com estreia marcada para este domingo, às 22h, a chegada da 8ª temporada de GoT tem movimentado os fãs do universo criado por George R.R. Martin, nos livros As Crônicas de Gelo. Ambientada no universo medieval, Game of Thrones narra a história das rivalidades entre casas _ são muitas, mas você pode já ter escutado as populares Stark, Targaryen e Lannister_ no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto no reino fictício de Westeros. Vale lembrar que a saga reúne diversos elementos fantasiosos como os dragões, os filhos da floresta e os temidos White Walkers, zumbis de gelo que podem por fim ao mundo. Aficionada pela série há quase dez anos, a estudante de jornalismo Alessandra Teixeira promoverá um evento especial para aguardar o primeiro episódio:

_Quando eu aprendi a ler minha tia me deu o primeiro livro, só que eu era muito pequena e não consegui ler, afinal são 800 e poucas páginas. Mais tarde, quando completei 12 anos, eu li o livro. Nessa época foi mais ou menos quando lançaram a 1ª temporada e partir disso comecei a entrar cada vez mais nesse universo e nas teorias. Além do bolão que eu montei para ver quem vai ficar vivo, eu irei fazer uma janta e reunir todas as pessoas que eu obriguei a assistir a série. Eu obriguei muita gente a entrar nesse universo e hoje eles gostam tanto quanto eu_ conta, entre risos.

Em Caxias do Sul, quem quiser curtir a chegada de GoT com drinks e muita pipoca poderá passar pelo Doca Beer Garden. Uma das sócias do empreendimento, Lídia Ribeiro, explica como surgiu a ideia de juntar fãs no espaço recém-inaugurado:

_ Como somos amantes da série (os sócios e o staff) resolvemos passar esse momento junto com nossos amigos e clientes, que são tão viciados quanto a gente. Nosso objetivo é fazer com que o último episódio seja quase uma final de Copa do Mundo por aqui e já adianto que ao longo da temporada vamos ter cervejas com as casas da série e drinks temáticos. 

Os próximos cinco episódios serão exibidos todos os domingos e a última exibição está marcada para o dia 19 de maio. Sobre o fim da era Game of Thrones, Alessandra afirma:

_ Essa série é a minha vida, mas eu quero que acabe para fechar o ciclo. Os personagens e suas histórias devem ter um fim, mesmo que ele seja agridoce como o próprio Martin já adiantou.

UMA SÉRIE FEITA DE RECORDES

A mais vista ao mesmo tempo
O alcance de Game of Thrones é global e cresce cada vez mais. Segundo informações do site Guinness World Records, o segundo episódio da quinta temporada, lançado em 20 de abril de 2015,  foi a maior transmissão televisiva realizada até agora: o capítulo foi exibido simultaneamente em 173 países e territórios diferentes.

A supremacia no Emmy
Game of Thrones sagrou-se a maior vencedora em uma mesma edição do Emmy, premiação mais importante da TV americana, ao faturar 12 prêmios em 2016. Vale lembrar que a produção já recebeu 128 indicações ao Emmy, tendo vencido em 47 categorias.

No Guinness
Acredite se quiser, mas Game of Thrones também entrou para o Guinness Book com um recorde diferente. Essa aparição no livro dos recordes se deu como a série que teve o ator mais alto em seu elenco: o britânico Neil Fingleton, de 2m29cm, que fez o papel de Mag the Mighty _ gigante do Exército de Mance Rayder.

A rainha na pirataria
GoT vem conquistando durante seis anos consecutivos o recorde da série mais pirateada no mundo. De acordo com o TorrentFreak, site sobre compartilhamento de arquivos, a série foi o programa de TV mais baixado ilegalmente até 2017, com números que crescerem a cada ano. O último episódio da sétima temporada, lançado em 27 agosto de 2017, alcançou 400 mil downloads simultâneos e no mesmo ano a produção chegou a marca de um bilhão de downloads, segundo dados divulgados pela empresa. O site aponta, ainda, que cada episódio da temporada foi pirateado 140 milhões de vezes, superando a média de audiência de 32 milhões pelos canais legais. 

Game of Thrones
Deanerys (Emilia Clarke) e Jon Snow (Kit Harington) Foto: HBO / Divulgação

PARA MARATONAR

Se você nunca assistiu a série e está afim de embarcar nesse universo sem perder muito tempo assistindo a todos os episódios (são 67 sem contar os da nova temporada), a dica é seguir a lista de indicações do roteirista e produtor executivo de GoT, Bryan Cogman:

1ª temporada_ episódios 1(Winter is Coming), 2 (The Kingsroad), 9 (Baelor) e 10 (Fire and Blood)
2ª temporada_ episódios 3 (What is Dead May Never Die), 6 (The Old Gods and the New) e 9 (Blackwater)
3ª temporada_ episódios 3 (Walk of Punishment), 4 (And Now His Watch is Ended), 5 (Kissed by Fire) e 9 (The Rains of Castamere)
4ª temporada_ episódios 6 (The Laws of Gods and Men), 8 (The Mountain and the Viper) e 10 (The Children)
5ª temporada_ episódios 8 (Hardhome)
6ª temporada_ episódios 5 (The Door), 9 (Battle of the Bastards) e 10 (The Winds of Winter)
7ª temporada_ episódios 3 (The Queen's Justice), 4 (The Spoils of War) e 7 (The Dragon and the Wolf)

Leia também:  
Curta "O Vigiado" é novidade audiovisual em Caxias
Duas bandas da Serra estão no páreo para abrir show da Blackberry Smoke



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros