37 livreiros participarão da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura30/04/2019 | 15h06Atualizada em 30/04/2019 | 16h05

37 livreiros participarão da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Evento ocorre de 27 de setembro a 13 de outubro, na Praça Dante Alighieri

37 livreiros participarão da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Em 2018, Feira do Livro levou mais de 250 mil pessoas à praça; 61,5 mil exemplares foram vendidos Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Um dia após anunciar o escritor Délcio Agliardi como patrono da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul, a comissão organizadora divulgou novos detalhes da festa literária que movimentará a Praça Dante Alighieri de 27 de setembro a 13 de outubro. Neste ano, o evento terá a participação de 37 livreiros, seis a menos do que em 2018. Serão 10 bancas no setor infantojuvenil e outras 27 para o público de todas as idades.

Leia mais:
Conheça Délcio Agliardi, novo patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul

A organização também anunciou o tema "Você é o que você lê". Conforme a diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Pisoni Tiburi, a ideia é trabalhar os sentimentos e imagens que a literatura proporciona a cada página.

— Nossa proposta é vivenciar o que se lê. Quando assistimos um filme, podemos ficar alegres, tristes, rir ou chorar. O mesmo acontece com a leitura: ela nos leva a vários sentimentos. Também queremos, com esse tema, pensar na formação do espírito crítico, tão importante para o momento que vivemos — ressalta Maria Cristina.

Além da apresentação do tema, a organização divulgou nesta terça (30) a planta da feira, assinada pelos arquitetos Tiago Sozo Marcon e João Henrique Ramos. O projeto mantém o conceito da última edição, com a valorização do chafariz e utilização da alameda junto à Rua Marquês do Herval para as bancas do setor infantil.

— Tivemos um retorno positivo das pessoas que visitaram a feira do ano passado. Deixar o chafariz aberto proporcionou uma experiência diferente, com mais iluminação natural e circulação de ar. Fizemos alguns pontuais, como o espaço destinado às sessões de autógrafos, que ficarão mais distantes do palco devido ao barulho — antecipa Marcon.

A programação oficial dos 17 dias de feira ainda não foi divulgada, mas a organização afirma que cerca de 60% das atrações já estão confirmadas, mesclando nomes locais e atrações de envergadura nacional. Além disso, músicos da região serão destaque na programação artística.

A 35ª Feira do Livro contará com aporte público na casa dos R$ 300 mil, orçamento semelhante à última edição. De acordo com o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, a maior parte desse valor será utilizada na montagem da estrutura física. Também entram na planilha custos com cachê e hospedagem de convidados nacionais.

Leia também:
Agenda: Orquestra Sinfônica da UCS apresenta espetáculo "Tropicália" no dia 19
Exposição em Caxias registra aventura na patagônia
Caxias terá grupo de teatro dedicado a questões LGBT

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros