Orquestra Sinfônica da UCS abre temporada 2019 com concerto neste domingo em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

As Quatro Estações22/03/2019 | 10h30Atualizada em 22/03/2019 | 10h30

Orquestra Sinfônica da UCS abre temporada 2019 com concerto neste domingo em Caxias

Serão mais de 40 concertos ao longo do ano

Orquestra Sinfônica da UCS abre temporada 2019 com concerto neste domingo em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O desabrochar das flores na primavera, o canto dos pássaros no calor escaldante do verão, o farfalhar das folhas secas do outono e o ruído abafado das carruagens sobre a neve do inverno. Poucos compositores souberam traduzir tão bem a sonoridade do clima quanto o italiano Antônio Vivaldi (1678-1741) em As Quatro Estações, obra que ganha destaque no concerto de abertura da temporada 2019 da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs), neste domingo em Caxias do Sul.

Leia mais
Orquestra da UCS perde um terço de seus músicos

Sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, o programa ainda inclui Os Pássaros, do também italiano Ottorino Respighi (1879-1936), e Divertimento, do francês Jacques Ibert (1890-1962). Um prato cheio para o público do UCS Teatro mergulhar no saboroso universo de obras que tentam expressar sensações por meio de notas e arranjos musicais.

— O repertório é bastante descritivo. Vivaldi se inspirou em quadros que representavam as estações do ano para compor essa obra que ficou mundialmente famosa. Ele consegue expor incrivelmente bem a sonoridade de cada uma delas. As outras obras também funcionam assim. Montamos um repertório muito adequado para iniciar a temporada. Espero que o público se identifique — ressalta Schmiedt, à frente da Osucs desde 2003.

O concerto deste domingo terá como solista convidado o violonista Emerson Kretchmer. Formado pela UFRGS e especializado pela Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburgo, na Áustria, o artista ocupa atualmente o posto de spalla (primeiro-violino) da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e retorna a Caxias do Sul para exibir sua habilidade com a sonoridade das cordas.

Calendário cheio
O espetáculo que marca a abertura da temporada também pontua o lançamento do cronograma completo de apresentações para 2019. Serão mais de 40 concertos ao longo do ano. No repertório tradicional, destaque para a execução de Paixão Segundo São João, em abril, obra de Johann Sebastian Bach nunca antes apresentada em Caxias do Sul, e da 9ª Sinfonia de Beethoven, em dezembro, numa parceria com a Orquestra Sinfônica de Gramado.

O calendário da Osucs também contempla os já habituais namoros com a música popular, com a reedição dos concertos temáticos em homenagem à Tropicália e aos Beatles. Já o Concerto da Primavera, marcado para outubro, trará releituras sobre temas imortais do samba.

— É um repertório que agrada muita gente. Por isso já estamos fazendo um estudo sobre os temas de samba e marchinhas de carnaval, sempre acoplados à sonoridade da Orquestra Sinfônica. Acho que vai dar uma mistura muito legal — declara o maestro.

Leia também
Aprenda como preparar o Choripan, delícia que virou sensação no Garibaldi Vintage
Gastronomia é atração do Garibaldi Vintage, que ocorre nesta sexta-feira
Na Serra, grupo tem resgatado radionovelas com transmissões aos domingos
Acústicos & Valvulados retorna à Serra para show neste sábado, em Forqueta
Marcos Fernando Kirst lança biografia sobre a poetisa Vivita Cartier


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros