Nivaldo Pereira: o herói ariano - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião22/03/2019 | 14h00Atualizada em 22/03/2019 | 14h00

Nivaldo Pereira: o herói ariano

Áries é o signo do herói mítico, que se constrói a cada nova aventura

Nivaldo Pereira: o herói ariano Luan Zuchi/
Foto: Luan Zuchi
Nivaldo Pereira
Nivaldo Pereira

nivaldope@uol.com.br

A nave Terra viaja sob o céu de Áries, signo de fogo que dá início à roda de experiências do zodíaco. A impulsiva energia ariana nos impele a ousar e ir adiante, abrindo caminhos e enfrentando obstáculos para dar grandeza à vida. Áries é a força vital que se manifesta desde o ato inaugural, quando o bebê gestado abandona o conforto uterino e atira-se de cabeça num mundo desconhecido para se expressar como individualidade. Áries é o signo do herói mítico, que se constrói a cada nova aventura. Não à toa, o célebre modelo da Jornada do Herói foi desenvolvido pelo ariano Joseph Campbell (1904-1987).

Destacado pesquisador dos mitos e das religiões comparadas, o norte-americano Campbell nasceu com o Sol conjunto a Mercúrio e Júpiter em Áries, onde também transitava o regente Marte. Haja fogo criador e inspirador! Depois de tornar-se campeão de atletismo, dedicou a vida a investigar as estruturas comuns em mitos, lendas e contos de fadas das mais variadas culturas do mundo. Descobriu semelhanças impressionantes e estabeleceu, na Jornada do Herói, as etapas de desenvolvimento comuns a toda humanidade, como uma anatomia da psique coletiva.

Leia mais
Nivaldo Pereira: a luz de Netuno
Nivaldo Pereira: da lama ao caos

No livro O Herói de Mil Faces, Campbell sintetiza o que chama de monomito: a saga do herói que precisa abandonar o seu cotidiano seguro para aventurar-se em regiões de perigos e mistérios, onde será treinado para enfrentar provas terríveis que terminarão por revelar seu poder latente. Ao fim da jornada, o herói retorna com dádivas e conquistas que irão beneficiar o grupo. Para além de seu significado psicológico, essa saga é a de todos nós, nas batalhas do dia a dia, nas crises que despertam novos talentos, no chamado das paixões que dão colorido ao viver.

As buscas pioneiras de Campbell iluminaram caminhos sem fim nas ciências e nas artes. Seu mapeamento das aventuras universais humanas virou manual de roteiros em Hollywood, ainda mais depois do sucesso da série Guerra nas Estrelas, que George Lucas formatou ao estudar a obra de seu declarado mentor.

Típico herói ariano, o guerreiro Joseph Campbell agora é um imortal Mestre Yoda.

Leia também
Crucifixo instalado na Casa da Cultura de Caxias chama atenção de frequentadores 
Fotógrafo com síndrome de down, João Vicente Fiorentini inaugura exposição em Caxias
Você pode contribuir para uma ação que envolve hip hop e solidariedade em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros