Festival Cine Serra inicia sua sexta edição nesta segunda-feira, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Audiovisual29/03/2019 | 15h14Atualizada em 29/03/2019 | 15h14

Festival Cine Serra inicia sua sexta edição nesta segunda-feira, em Caxias do Sul

Mostra competitiva de curta-metragens e videoclipes terá dezenas de exibições gratuitas em diversas cidades da região

Festival Cine Serra inicia sua sexta edição nesta segunda-feira, em Caxias do Sul Besouro filmes/Divulgação
Documentário porto-alegrense "Um Corpo Feminino", premiado no Festival de Cinema de Gramado, integra a mostra Foto: Besouro filmes / Divulgação

A organização e o meio audiovisual têm muito o que comemorar pela realização da 6ª edição do Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha – Cine Serra, evento que reúne o melhor da produção regional e estadual em curtas-metragens e videoclipes. Marcado originalmente para outubro do ano passado, a dificuldade para captar recursos forçou o adiamento. Superadas as adversidades, ainda que “com a corda esticada”, nas palavras do diretor artístico Lê Daros, a partir desta segunda-feira o festival inicia a exibição dos 50 trabalhos da mostra competitiva, selecionados entre 122 produções inscritas – quantidade recorde. 

Confira a programação completa do Cine Serra

Daros vibra com o crescimento do festival, não apenas em quantidade de inscritos, mas também com a diversidade de regiões do Estado de onde vêm os participantes. Porém, considera a expansão um caminho natural, considerando que o festival ainda é recente:

– É muito bacana ver esse crescimento. Historicamente, trata-se de um festival ainda muito jovem e com muito a crescer, mas que desde o início repercute muito bem. Não falo por vaidade, mas fato é que não nos imaginamos mais sem realizar o Cine Serra, pela expectativa que já existe em torno do evento. 

Com as mesmas categorias de edições anteriores para os curtas-metragens (Filme de ficção/ Documentário/ Direção/Roteiro/ Fotografia/ Direção de arte/ Edição/ Trilha sonora/ Ator/ Atriz/ Desenho de som), e premiação para os três melhores videoclipes, também haverá escolha popular através de enquete no site do festival. As exibições ocorrem em oito cidades, sendo uma novidade a inclusão de Torres no circuito. A maior parte da mostra ocorre em Caxias, com exibições na FSG, no Instituto Cultural Taru, Instituto Cultural Samba, Centro Cultural Adão Borges e Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás. A premiação será no dia 13, às 20h, no Teatro do Sesc.

– Temos conseguido atingir públicos que muitas vezes não têm contato com o cinema independente e o formato de curta-metragem. Várias vezes acontece das pessoas não entenderem muito bem do que se trata, pensar que não é algo levado a sério, sendo que é exatamente o contrário. É um formato que permite ter uma obra muito substancial e com o conteúdo muito relevante – destaca Daros. 

O Cine Serra conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. A intenção é que as próximas edições também ocorram no primeiro semestre de cada ano, devido à melhor viabilidade de captação de recursos. A programação pode ser conferida diariamente na agenda do caderno Sete Dias.

Programe-se
O quê: 6º Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha - Cine Serra
Quando: de 1º a 13 de abril
Onde: sessões em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Petrópolis, Porto Alegre e Torres
Quanto: todas as sessões são gratuitas

Leia também:  
Big Gilson lança DVD ao vivo em shows neste fim de semana no Mississippi Delta Blues Bar, em Caxias
Jonas Piccoli traz releituras de lendas gaúchas em livro infantojuvenil 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros