Escritora caxiense Maya Falks lança "Poemas para ler no Front", neste sábado, no Zarabatana Café - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura14/03/2019 | 08h10

Escritora caxiense Maya Falks lança "Poemas para ler no Front", neste sábado, no Zarabatana Café

 A obra busca promove uma reflexão sobre guerras e perdas, enquanto debate questões como o machismo e o racismo

Escritora caxiense Maya Falks lança "Poemas para ler no Front", neste sábado, no Zarabatana Café Lucas Amorelli/Agencia RBS
Após repercussão positiva dos textos em plataforma online, Maya foi aprovada como nova autora da editora Patuá, de São Paulo Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

É com um sorriso de alegria que a escritora caxiense Maya Falks _ nome artístico adotado há quase dez anos por Márcia Falkenbach _ prepara o lançamento de seu quarto livro, o Poemas para Ler No Front (Editora Patuá, 109 págs.), em Caxias do Sul. Com um título marcante, a obra e os 57 poemas que a compõe buscam promover no leitor uma reflexão sobre guerras e perdas, sejam elas reais ou simbólicas, enquanto debate questões em voga na sociedade, tais como o machismo e o racismo.

_Uma frase que abre o livro é "sobre guerras e sobre outras tragédias". Eu falo muito sobre os conflitos, tanto que algumas poesias são sobre guerras medievais e outra fala sobre Alepo, na Síria. Mas, eu trato também de questões como escravidão, homofobia e genocídio indígena. O meu objetivo com esse livro é ser um grito de paz, porque se as pessoas não sabem das coisas que acontecem, elas não luta contra essas injustiças. É importante que a sociedade esteja de olhos abertos para essas tragédias _ afirma, Maya. 

Escrito de maneira relâmpago em agosto de 2017 depois de Maya perder o tio e passar um período de luto intenso, o Poemas para Ler no Front teve uma trajetória interessante até ser publicado pela Editora Patuá, de São Paulo. Isso porque antes de ser escolhida como nova autora da Patuá, editora famosa por apostar em talentos pouco conhecidos, ela disponibilizou os textos em uma plataforma online. Após uma repercussão positiva, Maya viu uma chamada para seleção de trabalhos autorais e, meio sem ambição, mandou o trabalho e acabou aprovada. Porém, o mais legal ainda estava por vir: 

_ O editor me convidou para fazer o lançamento do livro em São Paulo, na festa de aniversário da editora. Só que eu não tinha condições financeiras para a viagem e recusei o convite. Aí veio a surpresa mais grata da minha vida: os meus leitores se mobilizaram para me ajudar e eu tive como participar do evento_ conta, emocionada, Maya. 

O resultado do lançamento na capital paulista não poderia ter sido melhor e a autora espera realizar o mesmo por aqui. E, mesmo com uma tiragem pequena _ de menos de cem exemplares_ Maya garante livros para todos que comparecerem à sessão de autógrafos, no Zarabatana Café.

_Nem toda a arte é bonita e alegre. Eu acredito muito na arte como um poder transformador, por isso é meu dever e meu prazer promover reflexões com as minhas obras. 

SERVIÇO
O quê:
lançamento do livro Poemas para Ler no Front, de Maya Falks
Quando: sábado, às 17h.
Onde: no Zarabatana Café (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias.
Quanto: os livros estarão à venda por R$ 40. No local também estará disponível o Histórias de Minha Morte, a R$ 30.

Leia também:  
Casal Pérola e Márcio, de "Malhação", grava na Serra
Pedro Guerra lança livro sobre bullying com espetáculo de teatro em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros