Conheça um espaço que mistura arte, gastronomia e estética em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mix de novidades29/03/2019 | 15h13Atualizada em 31/03/2019 | 13h59

Conheça um espaço que mistura arte, gastronomia e estética em Caxias do Sul

Anexo Café fica próximo ao Shopping Iguatemi Caxias

Conheça um espaço que mistura arte, gastronomia e estética em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Personagens que habitam os muros de Caxias do Sul sob traços de artistas locais como Marina Rombaldi, Lucas Leite e Stang estão também vivos nas paredes do Anexo Café, que leva um pouco do clima urbano da cidade para endereço recém inaugurado no bairro Sanvitto. O visitante sente-se no centro de uma galeria de lambes e grafites, característica que logo de cara define um pouco da personalidade dos comandantes do espaço: o chef Matheus Karsten, 26 anos, e a designer Bianca Poletto, 25. A dupla pretende, inclusive, abrigar exposições de arte no Anexo. 

– É um gosto particular que eu e o Mathi compartilhamos, como a gente tem um envolvimento com a cena mais nova, com artistas locais mais novos, acabamos querendo trazer isso para cá – comenta Bia, enquanto auxilia o sócio no preparo do almoço.

Se o visual moderninho é o primeiro atrativo do Anexo, o segundo, claro, é a comida. As criações gastronômicas de Karsten são, segundo ele, um mix de referências que ele acumulou em várias andanças desde sua formação profissional pelo Sesc, há cinco anos. O chef já trabalhou no Lasai, restaurante com estrela Michelin no Rio de Janeiro, e seguiu para Minas Gerais, onde integrou a equipe do restaurante Trindade. Em Porto Alegre, Karsten trabalhou com o chef Marcelo Schambeck e, de volta ao Rio, também reuniu aprendizados no restaurante Oteque. Além disso, o caxiense passou ainda pela Comedoria Gonzales, de São Paulo.

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 21/03/2019Pauta do Almanaque. Café Anexo é nova opção gastronômica em Caxias, reunindo também espaço de estética. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

– Essa trajetória me deu contatos e me deu cancha. No Anexo, tem um pouco de cada um desses lugares por onde fui passando. Gosto de dizer que cozinho “as coisas com gosto das coisas”. Se você comer um risoto de beterraba, ele vai ter gosto de beterraba, mas a gente vai te apresentar várias texturas. Minha cozinha é essa, é tudo muito simples, todas as bases da são muito simples e, como a gente não carrega nada em temperos, não mascara nada, então, é “as coisas com gosto das coisas” – define o chef.

Um diferencial do espaço é o cardápio fixo, que é elaborado semanalmente. A ideia é que as pessoas fiquem de olho nas redes do restaurante para descobrir qual é o prato do dia, oferecido no horário do almoço. Os pratos que levam a assinatura de Karsten respondem aos preceitos da cozinha simples e saborosa.

– Nossa ideia era servir com preço justo e fugir daquele padrão do buffet, com aquele monte de comida. Aqui oferecemos um prato equilibrado, para a pessoa se sentir satisfeita e quebrar a rotina – define o chef.

Outro aspecto legal do Anexo é a possibilidade de conferir de pertinho o chef em ação. A cozinha respeita um estilo bem contemporâneo, sendo aberta e circundada por um balcão onde o cliente que chega sozinho pode se aconchegar de forma bem menos solitária. 

– Nossa ideia de cozinha aberta é ser o mais honesto possível, não esconder nada. Eu não trabalho com truques – aponta o chefe. 

Tudo em um só lugar

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 21/03/2019Pauta do Almanaque. Café Anexo é nova opção gastronômica em Caxias, reunindo também espaço de estética. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O Anexo carrega outro atrativo ainda tão bacana quanto sua originalidade visual e gastronômica. É que, além de restaurante, o espaço também tem um ambiente dedicado à estética feminina. Oferecendo serviços de cabeleireiro, manicure, massoterapia, estética corporal e facial, o salão é comandado por Mariglê Prestes e Gean Boone. A estética fica no anexo do restaurante (ou vice-versa), o que inspirou o nome do espaço.

– Focamos nesse conceito express, respondendo à pessoa que tem pressa para tudo. Aqui, pode fazer cabelo, fazer a mão e comer. Também temos a ideia de promover eventos, tipo festa de adolescente, onde as meninas podem se arrumar e consumir comidinhas ao mesmo tempo – aponta Mari. 

O horário de funcionamento do Café Anexo – de terça a sábado, das 9h às 17h – também responde ao público que frequenta o espaço da estética. Fora das opções de almoço, o restaurante oferece cafés, bolos e salgados, opções também para quem quer fazer aquele lanchinho rápido durante o dia.  

Leia também
Veja a programação cultural da Serra Gaúcha para este fim de semana
Big Gilson lança DVD em shows neste fim de semana no Mississippi Delta Blues Bar, em Caxias
Agenda: Coletivo Feixe de Vime apresenta monólogos no sábado, em Garibaldi

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros