Mercado de Rua promove o comércio alternativo em Bento Gonçalves - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Consumo consciente08/02/2019 | 10h01Atualizada em 08/02/2019 | 10h01

Mercado de Rua promove o comércio alternativo em Bento Gonçalves

Produção independente, autoral e de pequena escala ganha espaço com evento mensal em Bento Gonçalves

Mercado de Rua promove o comércio alternativo em Bento Gonçalves Ezequiele Panizzi/Divulgação
Foto: Ezequiele Panizzi / Divulgação

Inspirado no conceito do primeiro mercado de rua do mundo, realizado na França, o Mercado de Rua de Bento Gonçalves está ganhando visibilidade e conquistando um público significativo na capital nacional do vinho. Realizado de forma periódica há pouco mais de um ano, em 2019, está com agenda fixa para ocorrer no segundo domingo de cada mês. A 16ª edição será neste final de semana, no dia 10, das 11h30min às 19h. O Mercado ocorre na Rua Coberta, reunindo empreendedores independentes e alternativos de negócios que vão desde brechós e confecções de roupas, passando pela gastronomia até obras de arte e design decorativo.

O projeto foi idealizado pela artista Ezequiele Panizzi, que identificou-se com o modelo ao frequentar feiras em países como Irlanda e Itália. Assim, surgiu a ideia de adaptá-lo à realidade da cidade onde reside, conectando pequenos produtores com consumidores que ansiavam esse tipo de oferta, tudo isso com apoio do Poder Público Municipal.

— Essas feiras são muito comuns fora daqui e geralmente oferecem coisas que não encontramos no comércio convencional — comenta a realizadora, que construiu a ponte entre as pessoas que produziam e não tinham como vender e as que não conseguiam acessar facilmente itens que não fossem industriais ou de larga escala.

— Sempre me senti na responsabilidade de criar algo para a minha cidade. Acredito que isso era uma necessidade e a ideia é que continue acontecendo — completa Ezequiele.

Logo após as primeiras edições, o Mercado passou a contar também com as habilidades de Morgana Furlan, que entrou na sociedade do empreendimento. O evento costuma oferecer acesso a cerca de 40 marcas. Os participantes não são fixos, podendo entrar ou sair a cada edição, quando as inscrições são abertas. Os expositores colaboram com um valor na faixa de R$ 50, cobrado para viabilizar o Mercado, que se responsabiliza pela estrutura dos 

Mercado de Rua de Bento Gonçalves
Foto: Ezequiele Panizzi / Divulgação

estandes. Antes de aprovar, a organização realiza uma curadoria que analisa, entre outras questões, as premissas que caracterizam o conceito original de mercados de rua: a pessoa que produz precisar ser a mesma que vende os produtos; a marca não pode ter loja fixa; e a produção precisa ser em pequena escala, autoral e independente. Outra característica que o evento busca incorporar - e que também passa pelo conceito europeu - é o Clube de Marcas, que oferece vantagens às marcas que se tornam frequentes.

— É bom para o projeto, para a marca que aderir e para a população, que poderá se programar na compra de determinados produtos — explica.

Ezequiele garante que o evento já caiu no gosto dos moradores da cidade e região, e tem demonstrado crescimento de público, com estimativas de até duas mil pessoas nas últimas edições. No contexto do crescimento turístico regional, o Mercado de Rua também está ganhando a atenção de quem vem de fora e a expectativa é que ele possa se fortalecer, fomentando, cada vez mais, o consumo consciente.

Mercado em Caxias
Com o sucesso do Mercado de Rua, as empreendedoras pensaram em ir além, criando o Mercado Incorporações (Mercado Inc.), que ressignifica o projeto criando esse "guarda-chuva" que pode originar feiras mais segmentadas. O primeiro a nascer foi o Mercado Gráfico, que já teve primeira edição em Bento Gonçalves, no final do ano passado, e deverá continuar, de forma itinerante, trimestralmente, em diferentes cidades. A próxima edição será neste mês, no dia 24, no Zero 54. Informações sobre o projeto, regulamento e inscrições podem ser conferidas no www.mercadoinc.net.

Participe!
O quê:
Mercado de Rua / Edição 16
Quando: Domingo, 10, das 11h30min às 19h
Onde: Rua Coberta de Bento Gonçalves (R. Dr. Rolando Gude, 11-187)
Quanto: entrada franca


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros