Frei Jaime: algumas lições  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Opinião08/02/2019 | 06h20Atualizada em 08/02/2019 | 06h20

Frei Jaime: algumas lições 

Ao longo dos dias e anos, cada pessoa vai formando a sua bagagem existencial

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer é sempre iluminado... Recomeçar é uma graça, uma bênção... a sexta-feira chega recordando a proximidade do final de semana... que este dia seja de encontro, amizade, leveza e alegrias... Vamos lá! 

Esquece o mal que te fizeram, mas não a lição que aprendeste.” (Pedro Iago). 

Ao longo dos dias e anos, cada pessoa vai formando a sua bagagem existencial. Os aprendizados são variados e incontáveis. A vida é uma construção, que supõe inspiração e habilidade. Encontros e desencontros fazem parte do cotidiano. Porém, o desejo de acertar a direção deve pautar os pensamentos, as palavras e as atitudes. Algumas pessoas são excelentes em reter detalhes e guardar registros. Não são poucos os que não esquecem um desentendimento ou uma palavra que machucou. 

É evidente que tudo o que causa dor, a memória tenta guardar sob sete chaves. A mesma determinação parece não acontecer com os fatos positivos. As alegrias não são recordadas a todo instante, as tristezas sim. Se alguém tentou prejudicar, não convém passar os dias recordando do ocorrido. O que é importante eternizar é o amor e não a dor. Mas se tem algo que pode ser perpetuado é a lição assimilada. Em todos os momentos e acontecimentos alguma coisa fica, ensina e transforma. 

As pessoas que guardam e recordam constantemente os sofrimentos, acabam não vivendo adequadamente. A dor deveria ser passageira, pois os humanos não foram feitos para sofrer. Ninguém tem mais tristezas do que alegrias. O normal é derramar lágrimas e, depois, continuar sorrindo. Porém, alguns gostam da lamentação, de relatos longos e tristes e de mendigar um pouco de atenção. A vida não é melhor ou pior. A vida é vida, mas depende muito do modo como cada pessoa enfrenta os diferentes acontecimentos. 

O exercício da paciência e o cultivo da sabedoria podem render entendimentos e posturas interessantes. Vale a pena focar no aprendizado e vivenciar a serenidade, depois dos vendavais existenciais. Viver é muito interessante. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!      

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros